Valores Olímpicos e o Propósito da Educação Física Escolar: Perspectivas de Professores de Educação Física
Por Lucas Sertorio Carrascoza (Autor), Sérgio Roberto Silveira (Autor).
Em Olimpianos - Journal of Olympic Studies v. 6, n 1, 2022. Da página 15 a 30
Resumo
Os valores olímpicos, idealizados por Pierre de Coubertin, representam valores humanos indispensáveis para a Educação Física e para a formação integral de um cidadão. Nesse sentido, a Educação Física é uma ferramenta poderosa no que tange a formação de valores humanos, como a amizade, a excelência, o respeito, a coragem, determinação, inspiração e igualdade. Ademais, escola pode ser um local para a transmissão desses valores humanos, pois prepara os estudantes para a vida em sociedade. Assim sendo, o objetivo desse estudo é analisar a perspectiva de professores de Educação Física Escolar provenientes de escolas de São Paulo em relação ao propósito da Educação Física Escolar, buscando pontos de diálogo com os valores olímpicos. Para isso, foi-se analisado, a partir da análise de conteúdo e análise estatística, as respostas de 12 professores de Educação Física Escolar para as perguntas: 1) O que é Educação Física Escolar? E 2) O que ela deve ensinar? Os resultados foram então, comparados com a literatura existente sobre o tema. Conclui-se que os professores relacionam, em parte, a finalidade e conceito da Educação Física Escolar com os valores olímpicos no ambiente escolar, apesar de ainda existirem lacunas para o completo entendimento do conceito e importância dos valores olímpicos.
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