Resumo
O esporte é um fenômeno sociocultural que reflete a sociedade e traz inúmeros benefícios a seus praticantes, sendo considerado pela Constituição Federal de 1988, um direito de todos. O reconhecimento do papel do esporte na inclusão social foi fundamental para o surgimento de inúmeros projetos sociais. O Instituto Compartilhar, a partir dos seus projetos, acredita no desenvolvimento humano através do esporte e elencou o voleibol como meio para a consecução dos seus objetivos. Tem como um dos pontos fundamentais de seu trabalho a transmissão dos valores morais, cooperação, responsabilidade, respeito, autonomia, autoestima e superação no decorrer das aulas. Este estudo focaliza o projeto “Esporte em Ação – núcleo Forte do Leme e tem como objetivo geral procurar indícios de que os valores propostos pelo Instituto Compartilhar estão presentes nas aulas do projeto. Buscou-se identificar ações práticas para o desenvolvimento dos valores morais, mudanças comportamentais nos alunos durantes as aulas, a assimilação e a opinião dos alunos sobre a transmissão dos valores. A intenção deste trabalho é contribuir para a construção de conhecimentos acerca dos projetos sociais e trazer a tona a discussão sobre o desenvolvimento e aprendizado dos valores morais pelos alunos dos inúmeros projetos existentes no Brasil. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: entrevistas individuais semiestruturadas com alunos, professores, coordenador do “Esporte em Ação” e análises documentais. Os dados coletados foram analisados sobre o prisma do paradigma indiciário e apontaram que professores e coordenador são consonantes em relatar que os valores são trabalhados, que os alunos apresentam melhoras visíveis comportamentais dentro das aulas e fora do âmbito do projeto também, baseando-se nas falas dos responsáveis. Os alunos percebem mudanças neles, nos amigos e gostam da forma que as aulas são conduzidas. Porém não ficou claro como alguns valores são trabalhados, além disso, valores como autoestima, superação e autonomia não foram citados com muita frequência, inclusive alguns alunos demonstraram total desconhecimento sobre esses itens. Ressalta-se, portanto, a necessidade de intensificar ações voltadas para o desenvolvimento dos valores em projetos sociais, que tenham o esporte como ferramenta principal.