Vamos Brincar na Escolinha? Inserindo Atividades de Jogos e Brincadeiras em Escolas de Ensino Infantil
Por Rute Estanislava Tolocka (Autor), Camila Bruzasco de Oliveira (Autor), Barbara Detoni Borba Blanco (Autor), Marina Donato Crepaldi (Autor), Vitor Antonio Cerignoni Coelho (Autor).
Em Licere v. 19, n 1, 2016. Da página 233 a 258
Resumo
Possibilidades de brincar são escassas na escola, por isto este estudo apresenta um programa realizado em cidade de São Paulo, com 54 professores e aproximadamente 300 crianças de escolas infantis municipais, que incluiu aulas teóricas e práticas, debates, um evento e exposição de painéis. Todas as atividades foram registradas. Verificou-se que as rotinas de tais instituições são rígidas e sem tempo para brincar, mesmo sendo reconhecida a importância do brincar para a criança. Foram oferecidas às crianças oportunidades para brincar com seus pares na classe. No evento, crianças de diferentes idades puderam brincar juntas. O estudo mostrou que há possibilidade de mudar a situação nas escolas infantis aumentando oportunidades para as crianças brincarem.