Variabilidade da frequência cardíaca: uma revisão da literatura sobre o registro, processamento e interpretação do sinal, fatores influenciadores e aplicabilidade ao exercício físico
Por Gabriela Guerra Leal Souza (Autor), Lenice Kappes Becker (Autor), Carlos Eduardo Nórte (Autor), Izabela Mocaiber (Autor), Cássia Regina Vieira Araújo (Autor), Perciliany Martins de Souza (Autor).
Em Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício (RBFex) v. 21, n 6, 2022.
Resumo
Esta revisão narrativa buscou abordar a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) em relação aos conceitos e definições, formas de registro e processamento do sinal, interpretação do sinal, fatores influenciadores e aplicações ao exercício. Métodos: Levantamento bibliográfico de trabalhos publicados entre 2000 e 2022 nas base de dados PubMed, Scopus, Web of Science, Scielo. Resultados e discussão: A VFC é um método não invasivo de mensurar a atuação do sistema nervoso autônomo no coração, que vem sendo utilizada como marcador de saúde física e mental. A mensuração da VFC pode ser feita através do registro do eletrocardiograma ou frequencímetro, que permitem a extração de diversos parâmetros da VFC utilizando métodos lineares e não lineares. Conclusão: A VFC é uma variável que pode ser influenciada por diversos fatores, e seu papel pode ser explicado com base em quatro teorias. No que se refere ao treinamento físico, pode ser usada como um marcador de controle de intensidade de exercício.