Variação da Identidade do Estudante-atleta de Elite: Análise dos Jogos Universitários Brasileiros
Por Ricardo Teixeira Quinaud (Autor), Kauana Possamai (Autor), Carlos Gonçalves (Autor), Laura Capranica (Autor), Humberto Moreira Carvalho (Autor).
Em Revista Brasileira de Psicologia do Esporte v. 10, n 4, 2020.
Resumo
O presente estudo buscou analisar a identidade do estudante-atleta universitário em relação ao gênero, região do país, contexto acadêmico (tipo de instituição de ensino superior e área de conhecimento [curso]) e contexto esportivo (horas de treino semanal e tipo de modalidade esportiva. Foram coletados 311 (172 mulheres) estudantes-atletas com a utilização do questionário Baller Identity Measurament Scale, validado para o contexto brasileiro e considerado nas dimensões de afetividade e identidade social. Análise multinível e pós-estratificada foi adotada. De modo geral, o contexto acadêmico e contexto esportivo parecem ter influência na identidade do estudante-atleta universitário de elite.