Variáveis de saúde e perfil da prática profissional de professores de dança de salão no Brasil
Por Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor), Amanda Rodrigues Alves de Almeida (Autor), Alana Alencar (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 34, n 1, 2023.
Resumo
O objetivo foi investigar a fadiga, a qualidade de vida (QV) e o perfil profissional de professores de dança de salão no Brasil comparados por gênero. Foram avaliados 272 profissionais das cinco regiões do Brasil por meio de questionário autoaplicável dividido em perfil profissional, QV e fadiga. Observou-se que as mulheres apresentaram melhores resultados em relação aos homens em termos de escolaridade e IMC. A QV geral de ambos os sexos apresentou escores regulares, com valores mais elevados para o domínio relações sociais e valores mais baixos para o domínio físico. Os dados refletem a busca por informações sobre o perfil dos professores de dança de salão e fatores de saúde relacionados ao seu perfil de atuação profissional, com possíveis distinções entre os sexos e destacam a importância da conscientização para a manutenção da saúde dos profissionais de dança.