Resumo

Este estudo tem como objetivo perceber a influência do comportamentos dos consumidores na retenção de sócios no fitness. Foram recolhidos dados numa Rede nacional de fitness, com uma amostra de 2250 sócios, e o tratamento estatístico foi realizado no software SPSS Statistics (v.19.0) através de análise descritiva e inferencial. Na análise descritiva recorreu-se a medidas de localização, dispersão e forma, a tabelas de frequências e diagramas de barras. Os resultados indicam que os inquiridos se dividem relativamente aos gastos por mês no clube. Grande parte dos sócios treina duas vezes por semana; a duração do treino é mais de 90 min; recomendaria o seu GHC e o seu grau de satisfação é elevado. Na análise inferencial recorreu-se à comparação através de testes de Wilcoxon-Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e comparações múltiplas de Dunn, concluindo-se que a atitude dos sócios perante a retenção se distingue consoante o género (o feminino apresenta maior retenção), a idade (os mais novos e mais velhos mostram maior retenção) e o comportamento perante a prática (os sócios que têm uma duração de treino maior revelam maior retenção). Os resultados indicam que as organizações de fitness devem apostar no género feminino, já que este apresenta uma retenção superior ao género masculino, os sócios menores de vinte anos e os maiores de sessenta e cinco anos são os que apresentam uma retenção superior e os sócios que referem um treino de maior duração também apresentam uma taxa de retenção maior de quem treina menos tempo.

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