Variáveis Psicológicas, Fisiológicas e de Desempenho Associadas à Síndrome de Burnout em Atletas Adultos de Alto Rendimento
Por Rafael Octaviano de Souza (Autor), Jhonny Kleber Siva (Autor), Poliana de Lima Costa (Autor), Joice Mara Facco Stefanello (Autor), Raul Osiecki (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 29, n 1, 2018.
Resumo
Recentemente, têm-se procurado apresentar um novo fenômeno de abandono do esporte conhecido na literatura como burnout no contexto esportivo. O objetivo do presente estudo de revisão sistemática foi analisar as variáveis psicológicas, fisiológicas e de desempenho associadas à síndrome de burnout em atletas adultos de alto rendimento. Buscaram-se artigos nas bases de dados eletrônicas Pubmed, Web Of Science, Scielo, Science Direct, Scopus, Apapsycnet através dos descritores burnout (burnout), sports (esportes) e athletes (atletas). Constatou-se que houve uma predominância das variáveis psicológicas associadas ao burnout em relação aos aspectos fisiológicos. Foram encontradas correlações negativas entre necessidades básicas psicológicas, motivação intrínseca, estratégias de coping e burnout, e correlações positivas com nível competitivo, volume de treinamento, tempo de treino, perfeccionismo, overtraining e burnout. Não foram encontrados resultados que inferissem aumento ou queda de desempenho em atletas de alto rendimento relacionados ao burnout, o que sucinta uma lacuna na literatura para novas investigações.