Variáveis Que Podem Explicar Mudanças no Desempenho Motor de Crianças com Desordem Coordenativa Desenvolvimental e Desenvolvimento Típico
Por Larissa Wagner Zanella (Autor), Mariele Santayana de Souza (Autor), Nadia Cristina Valentini (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 29, n 1, 2018.
Resumo
O objetivo do estudo foi investigar associações entre o desempenho motor , estado nutricional e atividades cotidianas de crianças com Desordem Coordenativa Desenvolvimental , risco de DCD e desenvolvimento típico antes e após uma intervenção motora. Participaram do estudo 48 crianças (5 à 7 anos), distribuídas em grupo interventivo (n=24) e grupo controle (n=24) avaliadas com MABC-2, MABC Checklist, Índice de Massa Corporal (IMC) e circunferência abdominal . Na pré-intervenção correlações significativas e positivas foram encontradas entre desempenho motor e IMC para o total da amostra e para as crianças com DCD; na pós-intervenção correlações significativas e positivas foram encontradas entre o desempenho motor e seção B do check-list para o total de crianças da amostra e para as crianças com risco de DCD do grupo interventivo. Programas interventivos contribuem para minimizar a influência de fatores prejudiciais para o alcance da proficiência motora de crianças com e sem atrasos motores.