Vem pro Mercado Hospitalidade Urbana, Lazer e Turismo no Mercado Central de Belo Horizonte
Por Natasha Regina Vieira da Fonseca (Autor).
Resumo
A pesquisa visou compreender como a Hospitalidade Urbana influi sobre as trocas sociais/humanas entre visitante e anfitriões no contexto das práticas de lazer e turismo vivenciadas no locus. A base teórica, considerou a aproximação entre às áreas, compreendendo-as como fenômenos sociais. A abordagem foi qualitativa para abarcar as singularidades subjetividades das relações estudadas, a partir da pesquisa documental, observação participativa com inspiração etinográfica, e entrevistas semiestruturadas com visitantes, comerciantes e gestão. A análise empregou a técnica de análise de conteúdo, com o uso do software de análise qualitativa NVivo. As categorias foram: Compreensões: Turismo, Lazer e Hospitalidade; Hospitalidade Urbana: Atributos, Legibilidade e Identidade; Trocas sociais: Acolhimento, Representações e Inospitalidade. Os resultados, apontam que o mercado exerce novas funções sociais, marcadamente para as vivências de lazer e turismo. É um importante atrativo na cidade, e representativo para a discussão da hospitalidade urbana. A soleira da porta foi caracterizada pelos ruídos nos ritos de receptividade entre comerciantes e visitantes autóctones. Sob a ótica dos atributos da hospitalidade urbana, observa-se que ainda persistem lacunas para que o mercado seja efetivamente hospitaleiro, sobretudo nos quesitos acessibilidade física e econômica, legibilidade, destacadamente nas sinalizações indicativas. Conclui-se que a hospitalidade urbana impacta diretamente nas vivências de lazer e turismo no espaço do Mercado Central, influindo nas trocas sociais nas relações entre visitantes e comerciantes-anfitriões.