Resumo

Tabelas referenciais(normas) em percentis são considerados meios para serem utilizados na avaliação da aptidão fisica e do crescimento fisico de escolares, pela comparação dos resultados individuais com as normas existentes para a idade e sexo. Trabalhos de pesquisa regionais com delineamentos transversais referentes à aptidão fisica de escolares brasileiros são encontrados na literatura nacional (BARBANTI, 1982,1983; BÓHME & FREITAS, 1989; BÓHME 1994 a,b, 1995 a,b; QUEIRÓZ, 1992; SILVA, 1992), os quais tiveram por objetivo a elaboração de tabelas referenciais (normas) em percentis, elaboradas considerando idade e sexo. No entanto, não encontrou-se trabalhos posteriores nestas mesmas regiões para verificar-se a diferença ou não de evolução das variáveis consideradas, e, a validade das tabelas elaboradas decorridos alguns anos. Para esta finalidade, aproximadamente 1900 escolares (por volta de 1500 em 1987, e, 400 em 1995) foram submetidos aos seguintes testes e medidas antropométricas: corrida de 9 minutos, arremesso de medicine-ball (1kg}, flexão abdominal em 30 segundos, impulsão horizontal, teste de sentar e alcançar, estatura, peso, perímetros abdominal e de braço estendido, e dobras cutâneas triciptal, subscapular e abdominal. Foram considerados 22 grupos, 11 do sexo masculino e 11 do sexo feminino, de 7 a 17 anos. Na análise estatística dos dados, foi utilizado o teste ''t"de Student para amostras independentes, para a verificação de existência de diferenças significativas (p<0,05) entre as duas épocas de testagens. De um total de 264 análises realizadas, foram observadas diferenças significativas em 68. De modo geral, em 1995 os escolares apresentaram piores resultados de desempenho fisico e maiores resultados nas medidas de crescimento fisico e de composição corporal que em 1987. Pelo percentual de diferenças significativas encontradas entre 1987 e 1995 (68 em 264}, concluiu-se que, apesar das diferenças de médias existentes, a grande maioria das normas elaboradas com os dados de 1987 têm validade até o presente.

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