Viabilidade da implantação do surf como atividade extracurricular na escola de educação básica Engº Álvaro Catão do município de Imbituba – SC
Por Romulo Luiz Da Graça (Autor), Rodrigo Soares dos Santos (Autor).
Resumo
Este estudo quali-quantitativo teve por objetivo verificar a viabilidade da implantação do surf como atividade extra-curricular na Escola de Educação Básica Engº Álvaro Catão do município de Imbituba – SC. Mais especificamente objetivou-se: a) caracterizar os alunos em termos de idade, sexo e série; b) verificar o interesse dos escolares da Escola de Educação Básica Engº Álvaro Catão do município de Imbituba – SC, em participar de um projeto de iniciação ao surf como atividade extra-curricular e c) elaborar um projeto de aplicação para inicialização surf como atividade extra-curricular. Participaram deste estudo 124 alunos do Ensino Fundamental II da Escola de Educação Básica Engº Álvaro Catão. Foi utilizado um questionário para verificar dados pessoais dos alunos e sua opinião acerca do surf como disciplina extracurricular. Para elaboração do projeto utilizou-se bibliografia da área e pesquisa de campo da instituição e comunidade. Os dados foram tratados mediante estatística descritiva através de média, freqüência e porcentagem. Com base nos resultados concluiu-se: a) a maioria dos alunos (52.42%) é do sexo masculino, tem entre 12 e 14 anos (70,15%) e estudam nas 5ª, 6ª e 7ª séries (84,02%); b) a maior parte dos alunos não pratica o surf (69,36%), mas gostariam de tê-lo como atividade extra curricular na escola (93,54%) e praticariam se o tivesse (74,19%); c) projeto apresentado. Através dos resultados podemos observar que, mesmo que a maioria não pratique o surf, os alunos demonstraram grande interesse em participar das aulas, podendo-se concluir que os alunos dessa escola gostariam e apóiam a implementação do surf como disciplina extra-curricular