Viagem com destino ao glamour: São Paulo Fashion Week como um evento motivador da atividade turística
Por Adson de Lima Claudino (Autor), Ricardo Lanzarini (Autor).
Em Podium Sport, Leisure And Tourism Review v. 14, n 2, 2025.
Resumo
Trata-se de um estudo de caso qualitativo, de caráter descritivo e exploratório, com a coleta de dados realizada por meio de entrevista com um profissional do Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, e através da pesquisa documental ao utilizar relatórios produzidos pela entidade acerca da SPFW. Os dados foram analisados seguindo as prerrogativas da técnica de análise de conteúdo.
Originalidade/Relevância: A pesquisa analisa a SPFW como um evento turístico, visando descrever como o comportamento da sociedade contemporânea reflete na dinâmica da atividade turística na cidade de São Paulo. Mais especificamente, o estudo investiga como as motivações, hábitos de consumo, valores culturais e expectativas dos indivíduos moldam a forma como o evento é vivenciado, e de que maneira esses fatores influenciam o turismo no destino.
Principais resultados: Os resultados apontam uma predisposição, por parte do público, para atividades de compras, lazer, cultura e entretenimento, negócios e gastronomia, representando possíveis segmentos a serem explorados na cidade. Além disso, o estudo aponta que as essas modalidades de turismo atendem de forma mais específica os interesses do público do evento, podendo oferecer experiências personalizadas que complementam as opções tradicionais, tornando o destino mais atrativo para diferentes perfis de visitantes.
Contribuições teóricas/metodológicas: A pesquisa aprofunda a compreensão sobre a relação entre eventos de moda e a dinamização do turismo, evidenciando como a SPFW, ao reunir características da sociedade contemporânea, fomenta diferentes modalidades turísticas. Ao integrar esses conceitos, este estudo debateu como eventos de moda podem transcender seu propósito inicial e atuar como potencializadores do turismo.