Vigorexia e a Busca Inatingível Por Um Corpo Perfeito: Uma Análise em Praticantes de Musculação
Por Ramona Taís de Almeida Batista (Autor), Samanta Garcia de Souza (Autor), Lídia Acyole de Souza (Autor), Breno Henrique de Moraes (Autor), Kirley Douglas Santana da Silva (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
INTRODUÇÃO: Vigorexia é um transtorno de imagem corporal que acomete principalmente os homens e se caracteriza por uma preocupação obsessiva em se obter grande hipertrofia muscular. OBJETIVO: Avaliar o nível de preocupação com a imagem corporal em adultos jovens praticantes de musculação em academias de médio porte da cidade de Goiânia-GO. METODOLOGIA: Caracteriza-se como um estudo descritivo, quantitativo. Utilizou se o Questionário do Complexo de Adônis (Pope et al., 2000) para a avaliação do nível de preocupação com a imagem corporal da amostra.Como critérios de inclusão: ser praticantes apenas de musculação, ter entre 18 e 35 anos, treinar das 18 às 20:30 horas, assinatura do TCLE (termo de consentimento livre e esclarecido), critérios de exclusão: Pessoas que não tivessem condições físicas e psicológicas para responder o questionário e indivíduos do sexo feminino. RESULTADOS:
Sobre os possíveis indícios de vigorexia, 46% entrevistados apresentaram scores do QCA considerados normais; 49% podem apresentar um nível leve a moderado de vigorexia, como também, podem ser vítimas dos padrões impostos pela sociedade e 5% da amostra podem apresentar um grau mais elevado do transtorno, e por fim, nenhum indivíduo alcançou o score de alto nível considerado um grau extremo de vigorexia. CONCLUSÃO: Os homens estão preocupados com sua imagem, com sua aparência, todavia, neste estudo não tivemos indivíduos com vigorexia grave, assim, os corpos estereotipados na sociedade contemporânea estão em constante mudança, sugerimos mais estudos a cerca de fatores que podem desencadear a vigorexia.