Violência nas aulas de Educação Física escolar: uma revisão da produção científica no Brasil de 2017 a 2022
Por Francisco de Assis Menezes Vignolo Lucas (Autor), Rafael Marques Garcia (Autor).
Resumo
Objetivou-se levantar a produção científica na literatura sobre violência nas aulas de EF escolar nos últimos 5 anos. Desenvolveu-se uma revisão sistemática sobre a temática de violência nas áreas da Educação e EF através do método PRISMA. As bases consultadas foram Scielo, Lilacs, Scopus e Google Acadêmico, durante setembro/2022-outubro/2022. Foram encontrados 1028 estudos e, após aplicados os filtros de seleção, chegou-se a 14 trabalhos. Percebeu-se uma ascendência de pesquisas relacionadas à violência escolar e EF de cunho qualitativo e predominantes nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. Os dados mostram que os cursos de formação de professores de EF ainda carecem de informações sobre o fenômeno da violência escolar, questão que afeta a vivência pedagógica dos docentes, uma vez que a postura do professor pode gerar e/ou intensificar atos de violência ao corpo docente e discente, tendo a escola, muitas vezes, um papel omisso frente à problemática.
Referências
ALMEIDA, Laiza Maria; COSTA, Rafaella Bôto Ferreira; VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. Desmistificando as práticas de lutas e problematizando questões relacionadas à violência nas aulas de educação física. Cenas Educacionais, Caetité, v. 4, p. e12163, nov. 2021. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/12163
ANTICO, Suellen; SILVA, José Ricardo. A dimensão atitudinal no rugby frente à violência escolar. Revista Saber Acadêmico, Presidente Prudente, n. 25, p. 21-29, jul. 2018. Recuperado de https://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20181113151713.pdf
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1975.
BRITO, Rodrigo Martins de; FRANCISCO, Marcos Vinicius. Programas de combate à violência escolar no Paraná: um estudo de revisão. Revista Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 26, n. 1, p. 1-16, 2021. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/35703
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992. Coleção Magistério 2° grau.
COLLIER, Luciana Santos; CUNHA, Juliana Pelluso Fernandes da. Debatendo violência e promoção da saúde na educação física escolar. In: XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Anais... Samambaia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia-GO, 2017. Disponível em http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2017/7conice/paper/view/10006 Acesso em 06 nov. 2022.
FERREIRA, Cleber dos Santos. Práticas de violência no espaço escolar do distrito federal: uma interpretação do fenômeno nas aulas de educação física. 2010. 140f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília, Brasília, 2010. Recuperado de https://repositorio.unb.br/handle/10482/8523
FINCK, Silvia Christina Madrid; SALLES FILHO, Nei Alberto. Esporte e a formação de professores na prevenção de violências e mediação de conflitos escolares. Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 34, n. 1, p. 111-120, fev. 2012. DOI https://doi.org/10.4025/actascieduc.v34i1.14704
GIORDANI, Jaqueline Portella; SEFFNER, Fernando; DELL’AGLIO, Débora Dalbosco. Violência escolar: percepções de alunos e professores de uma escola pública. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 103-111, jan./jul. 2017. DOI https://doi.org/10.1590/2175-3539201702111092
GOULARTE, Gabriel Gules; BOSSLE, Fabiano; MEDEIROS, Tiago Nunes; ROCHA, Leandro Oliveira. Interpretando o lugar da educação física escolar na “cultura de violências”: notas de uma etnografia. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22: 54766, 2019. DOI https://doi.org/10.5216/rpp.v22.54766
JUSTEN, Paloma; AHLERT, Alvorl. A cooperação como categoria ideológica na formação do licenciado em educação física: um estudo de experiência docente na condução de atitudes agressivas no ensino fundamental. Revista Humanidades, Fortaleza, v. 32, n. 2, p. 268-279, jul./dez. 2017. DOI https://doi.org/10.32813/rchv11n12018artigo7
LOPES NETO, Aramis A. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 81, n. 5, p. 164-172, 2005. DOI https://doi.org/10.1590/S0021-75572005000700006
LOPES, Jurema Rosa. A escola como espaço social, prática pedagógica e processo de trabalho: reflexões. Pro-Posições, Campinas, v. 1, n. 25, p. 61-68, jul. 2000. Recuperado de: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644043
MAITAN, Carolina Quintas. SANTOS, Doiara Silva dos. Violência contra professores: realidades da Educação Física no ensino médio de escolas de uma cidade mineira. Motrivivência, Florianópolis, v. 34, n. 65, p. 01-20, 2022. DOI https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e83597
MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
MELLO, Tiago Lepre; CAMPOS, Douglas Aparecido de. Situações de violência nas aulas de educação física e a prática pedagógica do professor. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 4, p. 740-750, out./dez. 2018. DOI https://doi.org/10.5216/rpp.v21i4.48285
MOHER, David; LIBERATI, Alessandro; TETZLAFF, Jennifer; ALTMAN, Douglas G.; PRISMA Group. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. International Journal of Surgery, v. 8, n. 5, p. 336-341, 2010. DOI https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097
MONTEIRO, Ane. A prático pedagógica no cotidiano de uma escola da favela. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.
NASCIMENTO, Jessica Luiza de Oliveira; SIBILA, Miriam Cristina Cavenaghi; GUARIGLIA, Débora Alves. Possíveis contribuições do professor de educação física na descoberta e prevenção de casos de violência sexual. Educação, Psicologia e Interfaces, v. 4, n. 3, p. 1-14, jul./set. 2020. DOI https://doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v4i3.267
NEVES, José Luis. Pesquisa Qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1-5, 2 sem. 1996.
OLIVEIRA, Andréia Camila de; SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos. Intervenções pedagógicas do professor em relação a conflitos percebidos entre os alunos durante as aulas de Educação Física. Journal of Physical Education, Maringá, v. 29, e2950, 2018. DOI https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2950
OLIVEIRA-MENEGOTTO, Lisiane Machado de; PASINI, Audri Inês; LEVANDOWSKI, Gabriel. O bullying escolar no brasil: uma revisão de artigos científicos psicologia. Revista Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 203-215, mai./ago. 2013. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872013000200016&lng=pt&nrm=iso
PERES, Luís Sérgio; PERES, Katiucia de Oliveira; PERES, Kauê de Oliveira. Violências nas escolas: análise na formação de professores de educação física no Oeste do Paraná. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 1, p. 84-94, jan./abr. 2020. DOI https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p89
PINO, Angel. Violência, educação e sociedade: um olhar sobre o Brasil contemporâneo. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 - especial, p. 763-785, out. 2007. DOI https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300007
QUADROS, Helder; AFONSO, Mariângela; RIBEIRO, José. O Cenário da Pós-Graduação em Educação Física: Contextos e possibilidades na região sul do Brasil. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 18, n. 5, p. 576-576, 2013. DOI https://doi.org/10.12820/rbafs.v.18n5p576
QUADROS, Roberta Bevilaqua; OJEDA, Tatiane Razeira. Corpo e educação física. Lecturas Efdeportes, Buenos Aires, ano 17, n. 175, dez. 2012. Recuperado de https://www.efdeportes.com/efd175/corpo-e-educacao-fisica.htm
SANTOS, Leonardo Carmo; SILVA, Carlos Alberto Figueiredo da. A ressignificação da violência: contextos de uso do corpo nas aulas de educação física em uma comunidade conflagrada. In: XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Anais... Samambaia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia-GO, 2017. Disponível em http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2017/7conice/paper/viewFile/8857/4839 Acesso em 06 nov. 2022.
SILVA, V. L. T.; ROSADO, D. G.; MIRANDA, M. L. J.; SILVA, S. A. P. S. Formação profissional e violência: uma revisão sistemática de estudos realizados nas áreas da educação e educação física entre os anos 2000 a 2017. Journal of Physical Education, Rio Claro, v. 30, e3067, 2019. DOI https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v30i1.3067
SILVINO, Flaviana Custódio; SILVEIRA, Raquel da. “Quando portões gritam”: discutindo violência das aulas de educação física na escola ao cotidiano de mulheres. Revista Didática Sistêmica, v. 20, n. 1, p. 86-101, 2018. DOI https://doi.org/10.14295/rds.v20i1.7965
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: A pesquisa qualitativa em educação. O positivismo; a fenomenologia; o marxismo. São Paulo: Atlas, 1987.