Violência nas Aulas: Uma Abordagem a Partir da Prática Pedagógica nas Aulas de Educação Física
Por Luis Adolpho Alves e Silva (Autor).
Em IX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE
Resumo
No livro "A Miséria da Educação Física", CARVALHO (1991 ,p.78) menciona que "Na realidade Brasis-BrasiI, onde a morte supera a vida, vive-se a morte a cada segundo da vida". Como viver de maneira digna em um país de duas caras? O retrato da sociedade brasileira reflete todo o momento a violência do dia-a-dia. A violência chegou a escola, sentou-se na primeira carteira, invadiu as aulas de Educação Física e "brinca" a todo o momento com cordas, bastões, bolas e lamentavelmente com as consciências humanas. O presente trabalho, descreve, analisa e traz proposições a respeito da violência nas aulas. As atitudes agressivas são, assim, detectadas, descritas, compreendidas, explicadas e modificadas em aulas onde o contexto de ensino incentiva atitudes dialógicas, comunicativas, argumentativas, onde as decisões e responsabilidades são assumidas coletivamente.