Resumo

Para que a metodologia Problem Based Learning - PBL atinja os seus objetivos é importante que professores e estudantes tenham o total conhecimento das propostas da metodologia, culminando com o sucesso acadêmico. A proposta deste trabalho foi ouvir as opiniões dos discentes envolvidos nesta metodologia. A pesquisa assumiu caráter exploratório, de pesquisa de campo, e corte transversal, com a adoção de roteiro de entrevista para conhecer as opiniões dos respondentes sobre a PBL. Após metódicas entrevistas, pode-se concluir que a maioria dos discentes desconhecem os reais objetivos da metodologia, mas que melhorias ao método vem sendo implementado levando em consideração estas opiniões. O constante amadurecimento de todos os envolvidos na proposta pedagógica começa a produzir frutos, disponibilizando ao mercado de trabalho profissionais que cada vez mais se destacam em seus campos de atuação, agregando valor à instituição de ensino à qual são egressos.

REFERÊNCIAS

ASSIS, Elivane Amaral de Souza. A maiêutica e a erística no ensino de graduação em ciência e tecnologia. 2009. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG. Belo Horizonte, 2009.

BOTTER, Barbara. A pedagogia antes da pedagogia. In: OLIVEIRA, Paulo Eduardo de (org.) Filosofia e educação: aproximações e convergências. Curitiba: Círculos de Estudos Bandeirantes, 2012. Cap. 1.

CAVALCANTE, Lourdes Maria Rodrigues. A maiêutica de Sócrates. Sociedade das ciências antigas, v. 1, n. 1, 2012.

CRUZ, Eduardo Vieira. Boaventura e a filosofia: o ensino universitário. In: OLIVEIRA, Paulo Eduardo de (org.) Filosofia e educação: aproximações e convergências. Curitiba: Círculos de Estudos Bandeirantes, 2012. Cap. 5.

CYRINO, Eliana Goldfarb; PEREIRA, Maria Lúcia Toralles. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro,v. 20, n. 3, p.780-788, 2004.

FINELLI, Leonardo Augusto Couto; PEREIRA, Ícaro Helton Sousa. Levantamento do uso da metodologia de pesquisa como método pedagógico. In: V Colóquio Internacional: A Universidade e modos de produção do conhecimento – para que desenvolvimentos?, 2015, Montes Claros. Anais do V Colóquio Internacional A Universidade e modos de produção do conhecimento – para que desenvolvimentos?. Montes Claros: UNIMONTES, 2015. p. 921-933. .

FONTES, Danielle Silva; COSTA, Karla Liberato. Maiêutica: A dialética segundo Sócrates. Pretexto, v. 2, n. 4, p. 65-67, 2001.

JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo; Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

LIPMAN, Matthew. A filosofia vai à escola. São Paulo: Summus, 1990. LORIERI, Marcos Antônio. John Dewey e o pragmatismo no pensamento educacional brasileiro. In: DIAS, Elaine T. Dal Mas;

LORIERI, Marco Antônio (Orgs). Teorias e Políticas em Educação. São Paulo: Xamã, 2009.

NORMAN, Geoffrey R.; SCHMIDT, Henk G. Effectiveness of problem-based learning curricula: theory, practice and paper darts. Medical Education, Ontario, v. 34, n. 9, p. 721-728, 2000.

PLATÃO. A República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993. RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. A aprendizagem baseada em problemas (PBL): Uma implementação na educação em engenharia na voz dos atores. 2005. 236 f. Tese (Doutorado em Metodologia de Ensino) – Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, 2005.

SAKAI, Marcia Hiromi; LIMA, Gerson Zanetta. PBL: uma visão geral do método. Olho Mágico, Londrina, v. 2, n. 5, 1996.

SANFELICE, Luzinete Aparecida Cordeiro; BRAGA, Patrícia Colavitti. A maiêutica socrática com arte na educação. Revista Querubim, ano 5, n. 9, p. 96-102, 2009.

SOARES, Mara Alves. Aplicação do método de ensino Problem Based Learning (PBL) no curso de Ciências Contábeis: um estudo empírico. 2008. 214 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 2008. 

Acessar Arquivo