Visão dos Alunos da Universidade Federal de Ouro Preto Sobre os Benefícios da Disciplina na Formação Profissional
Por Adailton Eustáquio Magalhães (Autor), Jamille Locatelli (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivo:
O presente estudo teve como objetivo fazer um levantamento sobre a influência da disciplina Educação Física na formação profissional de estudantes de diversas áreas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Métodos e resultados:
Para isso, foram aplicados questionários a 39 estudantes de nível superior da UFOP, contendo 7 perguntas que abordavam a relação dos alunos com a Educação Física enquanto disciplina curricular, antes de ingressar na universidade e durante o tempo do curso. A grande maioria dos estudantes freqüenta cursos relacionados à área das Ciências Exatas. Todos os entrevistados cursaram a disciplina Educação Física antes de ingressar no ensino superior, sendo que destes, 33 acreditam que ela não tenha sido ministrada de forma adequada na escola e que a disciplina pode contribuir no desenvolvimento como ser humano. A Educação Física é oferecida no curso como disciplina para 32 alunos entrevistados. Da amostra total, 35 alunos afirmam que a disciplina é importante para o ensino superior, sendo que 36 alunos acreditam que ela contribui tanto para o desenvolvimento físico, psíquico e social, quanto para a formação profissional do indivíduo.
Conclusão:
Dessa forma, conclui-se que a disciplina Educação Física na Universidade Federal de Ouro Preto, pode contribuir para a formação profissional de indivíduos de diversas áreas, agregando aos seus valores um enfoque específico para o exercício laboral.