Resumo

O rúgbi é um esporte relativamente novo na cidade de Santiago de Cali. Seus processos de ensino são influenciados pela experiência como jogadores e pela carreira esportiva de seus treinadores. O objetivo do estudo foi descrever o nível de treinamento, experiência e estilos de ensino utilizados por treinadores de rúgbi na cidade de Santiago de Cali. O estudo é do tipo descritivo, de corte transversal; os instrumentos utilizados foram entrevista estruturada e survey do tipo Likert com base no questionário Portilho e Banas sobre estilos de ensino, composto por 40 questões e 4 dimensões. Participaram do estudo treinadores de clubes de rúgbi reconhecidos pela Liga Vallecaucana de Rúgbi. A idade média dos treinadores foi de 32,9 (±4,5) anos. Apesar do esforço dos formadores para a sua atualização permanente, o estudo mostra a pouca formação profissional na área do desporto e áreas afins, evidenciando um elevado empirismo nos seus processos de ensino. Os estilos mais utilizados pelos treinadores de rúgbi foram sistemáticos e dinâmicos, enquanto o menos utilizado foi o analítico.

Referências

Álamo, J.M., Amador, F., y Pintor, P. (2002). Función social del deporte escolar. El entrenador del deporte escolar. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital, 45. https://www.efdeportes.com/efd45/escolar.htm

Ayala-Zuluaga, C.F., Aguirre-Loaiza, H.H., y Ramos-Bermúdez, S. (2015). Formación académica y experiencia deportiva de los entrenadores suramericanos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 37(4), 367–375. https://doi.org/10.1016

Acessar