Visão Geral dos Alunos do Ensino Fundamental Sobre Preconceitos Envolvendo Sobrepeso/obesidade Durante as Aulas de Educação Física em Uma Escola Pública de Formosa- Goiás
Por Clariane Ramos Lôbo (Autor), Cristiane da Silva Santos (Autor).
Resumo
Nos dias atuais, a obesidade se coloca de maneira prioritária para intervenção, em nível individual e coletivo, como um problema de nutrição em saúde entre as crianças e adolescentes. O objetivo foi pesquisar e identificar quais as principais percepções dos alunos do ensino fundamental sobre o sobrepeso/obesidade e o bullying, principalmente no momento das aulas de Educação Física. A metodologia se deu através de entrevista, algumas crianças se queixam das práticas de preconceito durante as aulas da Educação Física, caracterizado como bullying e crianças acima do peso mostraram uma tendência a serem o alvo em certas atividades recreativas. Pode-se perceber nas entrevistas realizadas com as crianças que o bullying ainda é muito presente nas aulas de Educação Física, embora exista estímulos para evitá-lo e que essa relação afeta o desempenho dos alunos nas aulas de Educação Física Escolar.