Vivência de Atividades Físicas e Aquisição de Habilidades Motoras Contribuições Para Prática do Profissional de Educação Física
Por Ivan Wallan Tertuliano (Autor), Vivian de Oliveira (Autor), Henrique de Oliveira Castro (Autor).
Resumo
O presente estudo teve o objetivo de organizar conteúdos sobre a contribuição da vivência de atividades físicas para aquisição e melhoria das habilidades motoras fundamentais e, consequentemente, com o desenvolvimento motor de crianças com idade entre 6 e 10 anos. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica, do tipo narrativa, com o uso de artigos publicados sobre a temática, por meio de descritores específicos, tendo como base para coleta de informações as bases: PUBMED, LILACS, Scielo e Google Acadêmico, assumindo textos publicados entre 2009 e 2020. A consulta às bases de dados ocorreu em janeiro de 2021. Utilizou-se dos seguintes descritos para busca: Desenvolvimento motor, habilidade motora, criança e atividade física, em português e em inglês. Os estudos que fizeram parte desta revisão sugerem que a prática de atividade física auxilia o processo de aquisição e refinamento das habilidades motoras fundamentais de crianças com idade entre 6 e 10 anos de idade, mas que isso só é possível se houver intervenção motora adequada, organizada e sistematizada, sempre com o acompanhamento de um Profissional de Educação Física. Assim, pode-se considerar que os Profissionais de Educação Física devem propiciar atividades com objetivos definidos e direcionados para o desenvolvimento de aspectos específicos do movimento que o aluno aprenderá.