Resumo

Em tempos de sedentarismo e competitividade acirradas, inegáveis são as contribuições das experiências sensíveis capazes de promover, lúdica e espontaneamente, o encontro do ser humano consigo mesmo e com o outro. Nesta perspectiva, o resgate do mundo circense em toda sua magia e vivacidade emerge como oportuno, prazeroso e constitui-se num verdadeiro diferencial estratégico de natureza interdisciplinar. O LEL- Laboratório de Estudos do Lazer, Departamento de Educação Física, UNESP-Rio Claro, em 2006, viabilizou junto às comunidades unespiana e rioclarense em geral, VIVÊNCIAS EM ARTE CIRCENSE, curso de Extensão inserido na Saúde e, tendo a Cultura e Educação como Áreas Temáticas e, por meio de vivências significativas e personalizadas, promoveu aspectos relacionados à cultura e ao lazer no contexto da qualidade de vida. O objetivo desta pesquisa exploratória, de natureza qualitativa-quantitativa incidiu sobre os motivos de aderência e expectativas dos jovens universitários para com as vivências oferecidas neste curso. A coleta de dados junto a uma amostra espontânea de vinte participantes, de ambos os sexos, na faixa-etária entre dezoito e vinte e cinco anos, utilizou-se de um questionário misto e uma escala de opiniões do tipo Likert aplicado junto aos respondentes nas aulas inaugural e final. Os dados concernentes aos motivos de aderência e permanência e expectativas, analisados e organizados desencadearam categorias física, social, intelectual, psicológica, profissional e pessoal. Quanto às expectativas, os resultados sinalizam resultados positivos, especialmente justificados pelas trocas interpesssoais de experiências. Considerando as potencialidades lúdica, prazerosa e agregadora teórico-prática, reafirma a importância de que este tipo de intervenção seja incrementado nos processos de formação e aperfeiçoamento profissional na área da Motricidade Humana, cujas demandas atuais de requisitam criatividade crescente.

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