Resumo
A presente pesquisa foi realizada a partir de enfoque qualitativo, na qual buscamos o engajamento na realização de estudo ancorado na perspectiva política das Epistemologias do Sul. Tal perspectiva tem buscado romper com a relação de colonialidade presente no campo político-econômico e, também, no campo filosóficoepistêmico. Para tanto, partimos dos aportes e consonância entre os métodos da Pesquisa Participante e Sistematização de Experiências. Foi realizada inserção junto às crianças, adolescentes, pais, mães ou responsáveis, estudantes-bolsistas, faxineira, monitora de culinária, controlador de acesso, profissionais de Educação Física, que configuraram a comunidade participante do projeto de extensão universitária Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer (VADL). Ao nos apropriarmos do método de Sistematização de Experiências procuramos realizar a pesquisa com fidedignidade aos seus princípios. Desta forma, esta investigação foi desenvolvida em Cinco Tempos que estão inter-relacionados e são interdependentes. No 1º TEMPO buscamos proceder à participação e ao registro da experiência, possibilitando a convivência com a comunidade participante do VADL durante o ano de 2012, nos meses de Maio à Dezembro, cujo registro da experiência totalizou 23 diários de campo. O 2º TEMPO foi marcado por um aprofundamento teórico-político acerca das bases epistemológicas para libertação à luz do objetivo central deste estudo, na qual buscamos uma compreensão acerca dos processos educativos decorrentes da construção de uma práxis dialógica no VADL Particularmente, observando o levantamento de temas geradores junto à comunidade participante e o conseguinte desenvolvimento do tema selecionado com as crianças e adolescentes participantes do projeto. Desta forma, ainda no segundo tempo da pesquisa realizamos um aprofundamento acerca das bases epistemológicas para a libertação. No 3º TEMPO foi realizada a recuperação do processo vivido, sendo apresentado o contexto na qual foi desenvolvida a pesquisa. O 4º TEMPO foi caracterizado pelo momento na qual ocorreu a reconstrução, classificação e ordenação das informações para procedermos à análise, sintetize e interpretação critica do processo vivido em campo. Para tanto, nos apropriamos do método de Redução Fenomenológica, possibilitando a emersão de três categorias. A saber: A Corporeidade do Exemplo ; B Boniteza da Amorosidade ; C Superando os conflitos a partir do diálogo . Por fim, encerrando o ciclo desta pesquisa, no 5º TEMPO apresentamos nossas considerações nas quais compreendemos que o VADL tem se configurado como um espaço-tempo onde o aqui e o agora do ser criança é respeitado, constituindo uma comunidade aprendente. Sua práxis de levantamento dos Temas Geradores e o seu conseguinte desenvolvimento tem possibilitado o protagonismo da comunidade participante no processo de conscientização para a transformação da realidade local. Em sua convivência tem sido marcante o estabelecimento de interações pautadas pelo acolhimento, afeto, confiança e alteridade, cujo diálogo tem sido o princípio fundante destas relações.