Resumo

Da diversão improvisada ao espetáculo das areias

A maioria das referências à história do Vôlei de Praia remonta ao litoral californiano, da década de 1920. Contudo, algumas outras datas e locais foram mencionados nos registros, a fim de ligar o nascimento desta prática às praias brasileiras; ou ainda, segundo outra versão, a cidades litorâneas europeias. A falta de registros impossibilita o confronto dessas versões, por isso, escolheu-se a versão mais popular: a de que o surgimento do Vôlei de Praia tenha se dado na cidade de Santa Mônica, Califórnia. Em decorrência de uma improvisação do Voleibol, as praias da Califórnia teriam sido palco da consolidação de uma proposta de diversão simples e barata (com poucos equipamentos e de fácil improviso), no momento em que o país enfrentava uma forte crise econômica, sobretudo após a quebra da Bolsa de Nova Iorque, em 1929.

Essa adaptação do Voleibol, feita nas areias das praias de modo informal, logo se espalharia por outros países, principalmente ao longo das décadas seguintes, também por meio das tropas militares norte-americanas, durante a Segunda Guerra Mundial – tendo em vista que era possível praticá-lo em qualquer tipo de terreno plano, mesmo na lama. Quase todas as regras foram emprestadas do Voleibol, exceto no que se refere ao número de jogadores, este poderia variar, inicialmente, de seis – o mesmo do Voleibol a fim de juntar famílias – até quatro ou duas pessoas de cada lado, visando aumentar o número de toques que cada indivíduo dava na bola por jogada, bem como dinamizar o jogo.

O primeiro torneio oficial somente ocorreu no final da década de 1940, sendo disputado por duplas masculinas, na Califórnia – vale destacar que já na década de 1930, torneios amadores foram disputados nas praias brasileiras, sobretudo no litoral carioca. Alguns anos depois, aconteceu o primeiro circuito de Vôlei de Praia, envolvendo centenas de jogadores em cinco praias da Califórnia. No início da década de 1950, os torneios foram marcados por alguns modestos patrocínios e cobertura jornalística, inclusive o ex-presidente norte-americano John Kennedy e a banda britânica The Beatles prestigiaram alguns destes eventos.

Arquivo