Editora Fontoura. Brasil 2006. 143 páginas.

Sobre

Neste livro, procura-se elucidar alguns pontos da prática vivida que passam despercebidos, mas orientam as teorias. Portanto, analisar a questão histórica, a contextualização social deste esporte no cenário do país, a estrutura e peculiaridades que o tornam diferente de outros esportes, além de sua prática no ambiente pedagógico escolar, traz à tona um vôlei possível, agradável e diferenciado “da” escola, possibilitando ao “aluno licenciando em Educação Física” uma reflexão sobre a prática real desse voleibol.

Apresenta-se uma proposta de como construir os conhecimentos de voleibol como tema de uma aula de Educação Física Escolar, desde a primeira idade escolar até o fim do Ensino Médio. Nesta abordagem, é priorizado o aspecto didático, pois se entende que o ensino de qualquer componente curricular requer um tratamento didático significativo, já que somente após uma sistematização e organização de ensino é que o professor poderá identificar progressos no processo ensino-aprendizagem.

Procurou-se descrever com detalhes aspectos práticos das fases do desenvolvimento dos alunos partindo da Educação Infantil,passando pelo Ensino Fundamental e finalizando no Ensino Médio. Em cada um desses estágios de desenvolvimento do aluno, abordagem de ensino, conteúdos e métodos de trabalho têm pequenas variações, mas decisivas para uma efetiva aprendizagem.

É uma proposta em que o destaque é “o pensamento do time”. Entende-se que uma equipe atuando em função de um só objetivo deve necessariamente pensar de uma forma única, até mesmo no momento de uma criação individual. Pedagogicamente esse objetivo conduz o aluno atleta diretamente ao exercício do pensamento cidadão, onde estratégias e decisões precisam ser coletivas e multidisciplinares. É enfatizado o treino do “jogo de estudo”, partindo sempre da perspectiva pedagógica da ação-reflexão-ação. Isto representa dizer que não há mais espaço só para a ação, a reflexão é tão ou mais importante que o ato de “fazer”.