Voleibol e o Ensino Por Meio Jogos: Descrição de Um Material Didático Digital
Por Fernanda Moreto Impolcetto (Autor), Guy Ginciene (Autor), Thomás Augusto Parente (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 26, n 285, 2022.
Resumo
O objetivos desse estudo foram de descrever um material didático digital na plataforma YouTube para o ensino do voleibol por meio de jogos, a ser aplicado nas aulas de Educação Física escolar (EFE) e apresentar a fundamentação teórica que embasou a organização da proposta. Esse artigo, de natureza qualitativa, foi desenvolvido por meio de três etapas: 1) elaboração de jogos reduzidos e do momento de conscientização, baseados na proposta do Teaching Games for Understanding (TGfU); 2) filmagem e edição do material didático digital; e 3) divulgação do material, feita por meio de canal na plataforma YouTube. O material didático digital conta com 18 vídeos, dois introdutórios e 16 com exemplos de jogos e sugestões de perguntas para auxiliar os alunos a compreenderem os elementos táticos da modalidade. Esses jogos foram elaborados a partir dos princípios táticos do voleibol: construir o ataque, intencionar os contatos com a bola, observar a quadra adversária, jogar a bola nos espaços vazios da quadra adversária, ocupar os espaços da quadra e direcionar o saque. Destaca-se o caráter inovador da proposta e a possibilidade do material didático digital como suporte à prática dos professores EFE adequada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).