Voleibol: ensino na iniciação através de princípios dinâmicos da modalidade
Por Leopoldo Katsuki Hirama (Autor), Cássia dos Santos Joaquim (Autor), Diego Alves Ribeiro Queiroz (Autor), Paulo Cesar Montagner (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
Propostas Inovadoras vêm sendo estudadas e aplicadas desde a década de 1980, tendo como característica básica o aprendizado a partir do jogo e seus princípios operacionais. Neste estudo, acompanhamos um grupo de jovens de 9 a 14 anos por 2 anos, que participaram de aulas de voleibol em programa de extensão universitária, 2 vezes por semana. O planejamento foi orientado a partir da criação de princípios dinâmicos do voleibol descritos nos resultados. Objetivo: apresentar as características da proposta de ensino do voleibol na iniciação pautada em princípios dinâmicos da modalidade e as respostas apresentadas pelo grupo de jovens. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa propositiva descritiva-exploratória com dados registrados em diário de campo e relatórios de aula. Resultados: O princípio “Não deixar a bola cair” dá início às aulas, desenvolvendo-se a noção do espaço a ser defendido e a necessidade de rebater a bola. Aqui os jogos foram 1X1 ou 2X2. Paralelamente, o princípio “Nós vamos até a bola” foi sendo desenvolvido para que o primeiro pudesse ser cumprido. Elencamos este princípio por entendermos que se deslocar em direção à bola é uma das grandes dificuldades do voleibol na iniciação. Na mesma lógica, “Ocupar bem os espaços” representou outra preocupação, visto sua íntima relação com os dois princípios anteriores, com criação pelos alunos de diferentes estratégias de distribuição na quadra em jogos de até 3x3. Finalmente, “Enviar a bola da forma mais difícil para a outra equipe” começa a aparecer quando o domínio dos anteriores passa a ser minimamente assimilados. Este princípio apareceu mais marcadamente nos jogos 3x3 e 4x4. Conclusões: A proposta de ensino norteada pelos princípios dinâmicos do voleibol apresentou resultados interessantes na medida que a assimilação das proposições ocorreu de forma orgânica, da mais geral para a mais específica, uma induzindo a outra, sendo permanentemente exigidas.