Voleibol escolar: caracterização das escolas/municípios participantes dos jogos escolares em Santa Catarina
Por Juarez Vieira do Nascimento (Autor), Ana Flávia Backes (Autor), Alexandre Vinícius Bobato Tozetto (Autor), Allana Alexandre Cardoso Alencar (Autor), Carine Collet (Autor), Anderson Marcelino (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 34, n 1, 2023.
Resumo
O ambiente escolar tem contribuído para o processo de desenvolvimento esportivo, especialmente por meio da oferta diversificada de atividades nas aulas de Educação Física e em projetos extracurriculares voltados ao esporte. O trabalho realizado com equipes escolares de voleibol do estado de Santa Catarina tem sido altamente reconhecido ao longo dos anos, mas há poucas evidências sobre escolas que tenham contribuído para a formação de jogadores de voleibol no cenário catarinense. Assim, o objetivo do estudo foi caracterizar as escolas participantes dos Jogos Escolares Catarinenses (JESC) de voleibol. Foi realizada análise documental dos boletins do JESC disponibilizados pela Fundação Catarinense do Esporte (FESPORTE). As evidências revelaram que os estabelecimentos de ensino com maior participação e aproveitamento, em ambas as categorias investigadas, são as escolas de educação básica da rede estadual, seguidas pelas instituições de ensino da rede privada e, em menor proporção, pelas escolas municipais. Enquanto na categoria feminina as escolas estão localizadas majoritariamente nas regiões Leste-Norte e Sul, na categoria masculina concentram-se na região Centro-Oeste, principalmente em cidades de pequeno e médio porte com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).