Voleiiol Como Conteúdo Escolar e Suas Conseqüências Didatico-pedagógicas
Resumo
O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU CONHECER COMO SE TRABALHA 0 VOLEIIOL - CONTEÚDO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA MARIA, BEM COMO, ANALISAR/ REFLETIR/ INTERPRETAR CRITICAMENTE AS FORMAS QUE SÃO TRABALHADOS OS CONTEÚDOS DE VOLEIIOL. O MATERIAL UTILIZADO PARA ESTA PESQUISA CONSTITUIU-SE NOS PLANOS DE CURSOS DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA. APÓS UMA LEITURA PRÉVIA DOS PLANOS DE CURSOS, CRIARAM-SE CATEGORIAS QUE NORTEARAM O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA. FAZENDO-SE UMA INTERPRETAÇÃO DAS CATEGORIAS CRIADAS, CONSTATOU-SE ALGUMAS CONSEQÜÊNCIAS DA FORMA COMO É TRABALHADO O VOLEIBOL NAS ESCOLAS. PROCUROU-SE OFERECER ALGUMAS PERSPECTIVAS DE SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS LEVANTADOS. CONrLUIU-SE QUE O VOLEIBOL É «M JOGO PARA SER ASSISTIDO, PRATICADO, REFLETIDO, DISCUTIDO, INTERPRETADO E MODIFICADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, POIS É UM CONTEÚDO QUE DEVE AUXILIAR NA INTERPRETAÇÃO DAS REGRAS E NORMAS DA SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS.