Resumo

Objetivos: Avaliar aspectos relacionados a estresse, trabalho e qualidade de vida em voz de técnicos (T) e preparadores físicos de futebol (P), comparando as categorias.

Métodos: Estudo qualitativo e quantitativo com 13 T e 13 P de times da primeira fase do Campeonato Paulista de Futebol 2012/série A. Foram realizadas perguntas abertas referentes a queixas, dificuldades e/ou problemas no uso da voz no trabalho e também a relações entre voz, trabalho, estresse e qualidade de vida. O estresse no trabalho foi analisado pelo questionário JSS - Job Stress Scale. A percepção do impacto da voz na qualidade de vida foi avaliada pelo protocolo QVV (Qualidade de Vida em Voz). As respostas das perguntas foram transcritas e feita Análise de Conteúdo; nos dados dos questionários foi aplicada estatística descritiva e analítica.

Resultados: A Análise de Conteúdo mostrou falta de preparo para cuidados com a voz; queixas vocais; intensa demanda de uso da voz sob trabalho estressante; mas também hábitos saudáveis e apoio social/familiar. As dimensões do JSS indicaram situação de Trabalho Ativo e os altos escores do QVV são compatíveis com vozes saudáveis e sem queixas. Não houve diferença estatística entre as categorias.

Conclusão: Ambas as categorias referem queixas/problemas no uso da voz profissional e trabalho estressante; no entanto a percepção do impacto da voz na qualidade de vida foi positiva e a análise do estresse no trabalho resultou em condição “boa” e favorável. As relações entre voz, trabalho, estresse e qualidade de vida de ambas as categorias merecem maiores investigações. 

Acessar Arquivo