Vozes dos Professores Universitários de Educação Física do Brasil e de Portugal: Desafios e Possibilidades Para Uma Prática Pedagógica Inclusiva
Por Soraya D. Guimarães Santos (Autor), Neiza de Lourdes Frederico Fumes (Autor), José Pedro Ferreira (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O ingresso do estudante com deficiência na Educação Superior brasileira e portuguesa tem representado um marco nos últimos dez anos e tem sido motivo de preocupação dos professores universitários. Desta forma, este estudo teve como objetivo analisar as vozes dos professores universitários de Educação Física do Brasil e de Portugal diante dos desafios e possibilidades para uma prática pedagógica inclusiva. Os participantes foram 8 professores, sendo 3 professores do Estado de Alagoas/Brasil e 5 professores de diferentes regiões de Portugal que lecionavam nos cursos de Ciências do Desporto e/ou Educação Física de Instituições de Educação Superior. Utilizamos como instrumento uma entrevista semiestruturada. Posteriormente, os dados foram organizados e analisados tomando como referência a técnica de análise de conteúdo temático-categorial. Os resultados revelaram que professores brasileiros e portugueses eram favoráveis ao ingresso de estudantes com deficiência nos cursos superiores em Educação Física, entretanto os portugueses destacaram alguns entraves para o ingresso, como as provas de aptidão física, desportiva e funcional. Os professores dos dois países relataram que apenas o ingresso do estudante com deficiência não garante a permanência na Educação Superior. Os professores brasileiros e portugueses utilizaram estratégias pedagógicas e modificaram a forma de avaliação para garantir a participação dos estudantescom deficiência em suas aulas teóricas e práticas. Deste modo, podemos concluir que o docente universitário tem avançado no processo de promoção da inclusão de alunos com deficiência nos cursos de Educação Fisica, contudo ainda demandam do aperfeiçoamento de sua prática pedagógica, de modo a promover a educação inclusiva.