Resumo

WAGs é um acrônimo que significa wives and girlfriends of sports stars, usado para descrever as esposas, namoradas e noivas de atletas profissionais. O termo foi cunhado pela primeira vez na década de 1990 no Reino Unido para categorizar as mulheres que conseguem atrair a atenção da mídia e dos fãs de esportes, especialmente para a vida pessoal dos atletas os quais elas se relacionam, fornecendo uma perspectiva diferente sobre o esporte, focando na vida familiar e social. Muitas WAGs conseguem potencializar a popularidade do esporte, especialmente entre as mulheres e consumidores de outros nichos culturais. Por expandir a “bolha” do esporte e alcançarem um patamar de ícones pops e culturais, acabam contribuindo para criar rivalidades entre os fãs e torcedores, que passam a torcer para as WAGs de seus times favoritos ou, até mesmo, contribuem para aumentar a emoção do esporte, com suas reações às performances e lances de seus parceiros. Partindo das WAGs, este trabalho busca relacionar o termo com os conceitos de midiatização e espetacularização do esporte. A midiatização do esporte se refere ao processo pelo qual o esporte se torna cada vez mais presente na mídia, e a espetacularização refere-se à transformação do esporte em um espetáculo, com foco no entretenimento e na emoção. Neste trabalho, por meio de uma análise comparativa, selecionamos nove WAGs e ex-WAGs de três esportes: futebol, futebol americano e fórmula 1. A análise comparativa é uma ferramenta metodológica interessante e abrangente para o tema, possibilitando explorar diferentes dinâmicas e impactos das WAGs no mundo esportivo. Os três principais critérios para a escolha das WAGs são: serem ativas no Instagram; o parceiro tem que ser um atleta global, muito bem sucedido em seu esporte e elas precisam ir na maior parte dos jogos dos seus companheiros.

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