Integra

Agenda de Berlim 1999
World Summit on Physical Education- 1999, Berlin

Referência: ICSSPE Bulletin (28), Jan. 2000, p.11

A “World Summit on Physical Education- 1999, Berlin” reforça a importância da Educação Física como um processo permanente de desenvolvimento humano e de qualidade de vida.  Isto é particularmente importante para toda criança tal como articulado na Convenção Internacional dos Direitos da Criança.  Todas as crianças têm direito à: (1) o maior nível de saúde; (2) educação primária obrigatória e livre para o desenvolvimento físico e cognitivo; (3) lazer e descanso; jogo e recreação.

A AGENDA DE BERLIM CONVOCA GOVERNANTES E MINISTROS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO FÍSICA E  ESPORTE PARA:

·      Implementar políticas para a Educação Física como um direito humano para todas as crianças;

·      Reconhecer que a qualidade da Educação Física depende de educadores bem qualificados e tempo programado com o currículo, com os quais é possível promover um nivelamento quando outros recursos são escassos, como acontece com equipamentos;

·      Investir em treinamento inicial para profissionais e desenvolvimento de educadores;

·      Apoiar a pesquisa para melhorar a eficácia e a qualidade da Educação Física;

·      Articular com instituições financeiras internacionais a inclusão da Educação Física como parte de sua definição de Educação;

·      Reconhecer a função distinta da Educação Física na saúde física, no desenvolvimento integral humano, e no apoio e interação com comunidades;

·      Reconhecer que a falta de atividades físicas representa um custo maior em cuidados com a saúde do que em investimentos necessários para Educação Física;


Propõe-se, então, uma Educação Física de qualidade porque:

·      É um meio efetivo de inclusão social com o significado de promover em todas as crianças -  qualquer que sejam suas capacidades/incapacidades, sexo, idade, cultura, etnia, religião ou nível social -  com as habilidades, atitudes, valores, conhecimento e entendimento para a participação permanente em atividade física e esportes;

·      Ajuda a assegurar o desenvolvimento integrado e completo de mente, corpo e espírito;

·      É o único conteúdo escolar cujo foco principal está no corpo, atividade física, desenvolvimento físico e saúde;

·      Ajuda as crianças a desenvolver modelos e interesses em atividade física, que são essenciais para o desenvolvimento saudável e que é uma posição básica para adultos com estilos de vida saudáveis;

·      Ajuda as crianças a desenvolver o respeito pelo seu corpo e pelo corpo dos outros;

·      Desenvolve o entendimento da função da atividade física na promoção da saúde;

·      Contribui para a autoconfiança e auto-estima das crianças;

·      Realça o desenvolvimento social preparando as crianças a lidar com a competição, vitória e derrota; e cooperação e colaboração;

·      Promovem as capacidades e conhecimentos para o trabalho futuro em esporte, atividade física, recreação e lazer, uma área crescente de empregos.

Tradução: Marcio Turini;  Revisão: Lamartine DaCosta