Integra
Agenda de Berlim 1999
World Summit on Physical Education- 1999, Berlin
Referência: ICSSPE Bulletin (28), Jan. 2000, p.11
A “World Summit on Physical Education- 1999, Berlin” reforça a importância da Educação Física como um processo permanente de desenvolvimento humano e de qualidade de vida. Isto é particularmente importante para toda criança tal como articulado na Convenção Internacional dos Direitos da Criança. Todas as crianças têm direito à: (1) o maior nível de saúde; (2) educação primária obrigatória e livre para o desenvolvimento físico e cognitivo; (3) lazer e descanso; jogo e recreação.
A AGENDA DE BERLIM CONVOCA GOVERNANTES E MINISTROS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE PARA:
· Implementar políticas para a Educação Física como um direito humano para todas as crianças;
· Reconhecer que a qualidade da Educação Física depende de educadores bem qualificados e tempo programado com o currículo, com os quais é possível promover um nivelamento quando outros recursos são escassos, como acontece com equipamentos;
· Investir em treinamento inicial para profissionais e desenvolvimento de educadores;
· Apoiar a pesquisa para melhorar a eficácia e a qualidade da Educação Física;
· Articular com instituições financeiras internacionais a inclusão da Educação Física como parte de sua definição de Educação;
· Reconhecer a função distinta da Educação Física na saúde física, no desenvolvimento integral humano, e no apoio e interação com comunidades;
· Reconhecer que a falta de atividades físicas representa um custo maior em cuidados com a saúde do que em investimentos necessários para Educação Física;
Propõe-se, então, uma Educação Física de qualidade porque:
· É um meio efetivo de inclusão social com o significado de promover em todas as crianças - qualquer que sejam suas capacidades/incapacidades, sexo, idade, cultura, etnia, religião ou nível social - com as habilidades, atitudes, valores, conhecimento e entendimento para a participação permanente em atividade física e esportes;
· Ajuda a assegurar o desenvolvimento integrado e completo de mente, corpo e espírito;
· É o único conteúdo escolar cujo foco principal está no corpo, atividade física, desenvolvimento físico e saúde;
· Ajuda as crianças a desenvolver modelos e interesses em atividade física, que são essenciais para o desenvolvimento saudável e que é uma posição básica para adultos com estilos de vida saudáveis;
· Ajuda as crianças a desenvolver o respeito pelo seu corpo e pelo corpo dos outros;
· Desenvolve o entendimento da função da atividade física na promoção da saúde;
· Contribui para a autoconfiança e auto-estima das crianças;
· Realça o desenvolvimento social preparando as crianças a lidar com a competição, vitória e derrota; e cooperação e colaboração;
· Promovem as capacidades e conhecimentos para o trabalho futuro em esporte, atividade física, recreação e lazer, uma área crescente de empregos.
Tradução: Marcio Turini; Revisão: Lamartine DaCosta