XVII Congresso Mundial de Medicina Desportiva México -1968

Parte de XIX Olimpíada Mexico/68. Aspectos Técnicos Evolutivos. . páginas 174 - 180

Resumo

Ao ensejo dos Jogos da XIX Olimpíada, a Federação Mexicana de Medicina Desportiva, com o apôío do Governo e de todas as instituições desportivas mexicanas, organizou o XVII Congresso Mundial de Medicina Desportiva.

O Comitê Organizador elaborou um regulamento atendendo às disposições dos Estatutos da Fédération Internationale de Médicine Sportive (F. I. M. S.), instituição patrocinadora do conclave, que congrega todas às Federações Nacionais da especialidade, fundada em 1928, em S. Moritz, e que tem por fim "excluído todo o espírito de lucro, manter e melhorar a saúde física e moral do homem, pela educação física e os desportos, assim como pelo estudo científico de seus efeitos, tanto normais como patológicos".

Os Congressos Mundiais patrocinados pela F. I. M; S. tiveram início por ocasião da IX Olimpíada, em Amsterdam, em 1928. Foi um Congresso em comum com os pedagogos, e os trabalhos foram catalogados pelo Prof. F. J. Buytendijk, fisiologista da Universidade de Groningen, no norte da Holanda, e publicados no volume Ergebnisse der sportaertzlichen Untersuchungen hei den IX Olympischen Sp'-elen — Splinger Verlag, 1929.  

Arquivo