Resumo

O ex-craque Zico foi empossado nesta segunda-feira no cargo de presidente do Conselho Nacional de Atletas, substituindo a Lars Grael, que passou a ocupar a vice-presidência.

A reunião foi realizada no Rio de janeiro com a presença do ministro do Esporte, Leonaro Picciani e do Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Luiz Lima.

O CNA é um órgão de 21 integrantes, indicados pelo Ministério do Esporte; Comitê Olímpico do Brasil - COB; Comitê Paralímpico Brasileiro - CPB; Comitê Brasileiro de Clubes - CBC; Autoridade Pública de Governança do Futebol – APFUT; Organização Nacional das Entidades Esportivas – ONED e da organização “Atletas pelo Brasil”.

Depois de resumir todas as atividades do CNA desde sua criação original em dezembro de 2000, abrimos para o debate da eleição da nova diretoria.

Após manifestação de todos os integrantes, foi eleita a seguinte diretoria para o período de Junho 2017 a Maio de 2019:

Presidente: Arthur (Zico) Coimbra   (Futebol)                     - Representante da APFUT. Ex-Secretário Nacional dos Esportes

Vice-Presidente: Lars Grael (Vela)                                      - - Representante do CBC. Ex-Secretário Nacional dos Esportes

Secretária: Leila Gomes de Barros (Vôlei)                          - Representante do Ministério do Esporte - Secretária de Esportes do Distrito Federal

História

A CNA teve protagonismo na luta por mudanças no esporte, como na criação do Bolsa-Atleta e na luta pela aprovação da Lei de Incentivo do Esporte.

Recentemente a CNA propôs e aprovou no Conselho Nacional do Esporte, a criação da Defensoria do Atleta no âmbito da Agência Brasileira de Controle a Dopagem – ABCD.

      A CNA teve como presidentes, desde sua criação em Dezembro de 2000:

·       Adhemar Ferreira da Silva          - Atletismo        (2001)

·       Bernard Rajzman                         - Voleibol          (2001 e 2002)

·       Lars Grael                                     - Vela             (2003 a 2005)

·       Cyro Delgado                               - Natação         (2005 a 2007)

·       Esteve inativa de 2007 até 2015

·       Lars Grael                                     - Vela                 (2015 a 2017)

Os integrantes da CNA não fazem jus a nenhum tipo de remuneração.

(14/6/2017)