Zico é o Novo Presidente do Conselho Nacional de Atletas -CNA
Resumo
O ex-craque Zico foi empossado nesta segunda-feira no cargo de presidente do Conselho Nacional de Atletas, substituindo a Lars Grael, que passou a ocupar a vice-presidência.
A reunião foi realizada no Rio de janeiro com a presença do ministro do Esporte, Leonaro Picciani e do Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Luiz Lima.
O CNA é um órgão de 21 integrantes, indicados pelo Ministério do Esporte; Comitê Olímpico do Brasil - COB; Comitê Paralímpico Brasileiro - CPB; Comitê Brasileiro de Clubes - CBC; Autoridade Pública de Governança do Futebol – APFUT; Organização Nacional das Entidades Esportivas – ONED e da organização “Atletas pelo Brasil”.
Depois de resumir todas as atividades do CNA desde sua criação original em dezembro de 2000, abrimos para o debate da eleição da nova diretoria.
Após manifestação de todos os integrantes, foi eleita a seguinte diretoria para o período de Junho 2017 a Maio de 2019:
Presidente: Arthur (Zico) Coimbra (Futebol) - Representante da APFUT. Ex-Secretário Nacional dos Esportes
Vice-Presidente: Lars Grael (Vela) - - Representante do CBC. Ex-Secretário Nacional dos Esportes
Secretária: Leila Gomes de Barros (Vôlei) - Representante do Ministério do Esporte - Secretária de Esportes do Distrito Federal
História
A CNA teve protagonismo na luta por mudanças no esporte, como na criação do Bolsa-Atleta e na luta pela aprovação da Lei de Incentivo do Esporte.
Recentemente a CNA propôs e aprovou no Conselho Nacional do Esporte, a criação da Defensoria do Atleta no âmbito da Agência Brasileira de Controle a Dopagem – ABCD.
A CNA teve como presidentes, desde sua criação em Dezembro de 2000:
· Adhemar Ferreira da Silva - Atletismo (2001)
· Bernard Rajzman - Voleibol (2001 e 2002)
· Lars Grael - Vela (2003 a 2005)
· Cyro Delgado - Natação (2005 a 2007)
· Esteve inativa de 2007 até 2015
· Lars Grael - Vela (2015 a 2017)
Os integrantes da CNA não fazem jus a nenhum tipo de remuneração.
(14/6/2017)