Resumo

O objetivo geral dessa dissertação de mestrado foi compreender a contribuição da obra de Zygmunt Bauman para o campo da Educação Física. Parte-se da hipótese que a obra do sociólogo contribui para a análise de temas da Educação Física ao apresentar novos conceitos e panoramas que ampliam as possibilidades de compreensão e discussão acerca do corpo, da saúde, da aptidão, do esporte, do lazer, da dança e do jogo, temas abordados em suas obras. Como metodologia, utiliza-se a pesquisa bibliográfica analisando cinco obras de Bauman. O processo de delimitação das obras foi a partir das mais citadas pelo campo de Educação Física entre 2001 e 2017. Para a análise das obras utiliza-se a Análise de Conteúdo, categorizando os temas discutidos pelo sociólogo em relação com a Educação Física, identificando para cada livro quais são eles, onde se encontram no texto, como eles se apresentam e a sua possível contribuição para a Educação Física. Em seguida, foram estabelecidos paralelos entre os dados obtidos e a Educação Física, buscando compreendê-la no contexto hodierno, as origens de suas transformações mais recentes e a possibilidade de compreensão da efemeridade detrás desse processo. O corpo, mesmo na modernidade líquida, ainda tem normas e modelos de padrão a serem seguidos na sociedade, com seus conselheiros indicando a busca por um corpo apto ao inesperado, sempre em movimento, mesmo que não esteja totalmente saudável, incentivando o uso de produtos, vestimentas, acessórios e de cirurgias plásticas para adaptá-lo ao esperado. O esporte, em Bauman, tem sua realização como atividade individualista, mesmo quando se está junto a outras pessoas, servindo também como um meio de formação de comunidades-cabide e de incentivo ao consumo de produtos específicos para cada modalidade. O lazer pode ser experimentado de duas formas distintas, sendo elas definidas pela disponibilidade financeira dos indivíduos, considerados turistas ou vagabundos, com essa relação demonstrando a prevalência de um lazer mercadológico, obrigando comprar produtos e serviços para sua realização. A dança é expressada pela beleza de seus passos que escondem a dedicação aos ensaios para atingir esse ideal, além de ser mostrada como um elemento de aproximação de pessoas de culturas distintas. O jogo foi apresentado como um dos principais exemplos de uso de um termo da Educação Física como uma metáfora para provocar a compreensão de uma situação da vida social. Esta dissertação não tem a intenção de ser a única leitura possível sobre a relação entre Zygmunt Bauman e a Educação Física, mas sim um dos caminhos possíveis para estabelecer essa relação. As maiores contribuições de Bauman para a Educação Física se dão ao partir de sua teoria para compreender as situações ocorridas no campo, mais que simplesmente analisar o que está dado de modo explícito em sua obra.

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