http://www.abenefs.com/2013/03/nota-da-abenefs-sobre-os-planos.html

 

 

A ABENEFS vem por meio deste reforçar o seu compromisso com o Sistema Único de Saúde, que consideramos uma grande conquista do povo brasileiro.

Não estamos alheios aos inúmeros problemas do SUS, mas não reconhecer que muitos avanços na área da saúde pública brasileira nas últimas décadas estão relacionados diretamente ao SUS e ao avanço que este representou em relação ao modelo de atenção existente antes da sua criação, nos parece um grande equívoco.

Ademais, reforçamos a defesa dos seus princípios: universalidade, equidade, integralidade da atenção à saúde e das suas diretrizes: descentralização, regionalização, hierarquização e a participação social. Evidentemente um sistema tão complexo e novo só pode estar em permanente construção. A história nem sempre é linear, e avanços e retrocessos ocorrem com frequência, e refletem as decisões políticas que tomamos enquanto sociedade.   Assim, consideramos preocupante a intenção do governo brasileiro em ampliar o mercado de planos privados de saúde, como tem sido denunciado por importantes órgãos e pesquisadores da área da saúde coletiva brasileira.   Reforçamos a importância de que todos os estudantes e profissionais de saúde, aí incluídos os de Educação Física, acompanhem e compreendam este e outros debates sobre políticas de saúde, pois  estes debates e as consequentes deliberações tem um impacto direto na formação e na intervenção profissional, além é claro de afetar diretamente a saúde da população.   A saúde não pode ser uma mera mercadoria. Destarte, o SUS, que busca alcançar uma visão mais humana de saúde, deve ser defendido por aqueles que compartilham a ideia de que a saúde é, antes de qualquer coisa, um direito de todos.  

 

Comentários

Por Silvio Aparecido Fonseca
em 8 de Março de 2013 às 11:34.

 

Olá Mathias e colegas,   A situação merece atenção e, considerando que os profissionais da Educação Física são, legalmente, profissionais da saúde, torna-se necessária uma participação mais ativa dos pares no debate. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, é importante estarmos atento a afirmativa da Prof. Lígia Bahia,  em entrevista à ABRASCO:  "A privatização na saúde é contrária à atenção integral à saúde das mulheres".  Lembremos que a EF, assim como outras profissões e setores, tem papel importante na saúde da mulher. Portanto, vale a pena ler a entrevista. Acesso: http://www.abrasco.org.br/ckfinder/userfiles/files/entrevista%20ligia%20bahia.pdf   abraço Silvio Fonseca

Por Silvio Aparecido Fonseca
em 11 de Março de 2013 às 11:32.

 

no texto de hoje, sugerido pela ABENEFS (http://www.abenefs.com/2013/03/nota-oficial-da-associacao-brasileira.html), chama a atenção, dentre outros pontos, do seguinte argumento:

Autorizados pela ANS, proliferam planos de saúde restritos, com coberturas falhas. 

"São direcionados a trabalhadores jovens e saudáveis.Ao contrário do que afirmam, esses planos não ajudam o sistema público a enfrentar os problemas que devem surgir ou intensificar-se no médio e longo prazo, já que não são adequados para assistir  idosos e doentes crônicos, cada vez mais numerosos. Os serviços públicos terminam por funcionar como espécie de resseguro, como retaguarda da assistência suplementar excludente."

Bem sabemos que grupos de pessoas idosas demandam atenção da Educação Física. Fica a pergunta: planos de saúde estão preocupados em promover atividades físicas para idosos? Creio que não, pelo contrário, estão interessados na medicalização dos mesmos e nos procedimentos de alta densidade tecnologica. 

Colegas, na condição de profissionais da saúde, precisamos defender o que nos une (ou deveria nos unir): o SUS. 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.