SP mobiliza 4,5 milhões de alunos
Agita galera mobilizou mais de 4 milhões de alunos

As Secretarias de Estado da Saúde e da Educação, em parceria com o Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), realizaram no final da última semana (26) o Agita Galera, dia com programação especial de incentivo à atividade física, que mobilizou cerca de 4,5 milhões de alunos de 5,3 mil escolas estaduais.

A pasta argumenta que o objetivo da ação é estimular a prática de exercícios físicos e do esporte entre crianças e adolescentes, com orientação para acúmulo diário de pelo menos 60 minutos de atividades físicas.      

Segundo a Diretoria de Ensino em Catanduva, as escolas da rede também fizeram parte das atividades. “Todas as unidades escolares que fazem parte desta diretoria fizeram atividades no Agita Galera”, argumentou o setor.

A Diretoria de Ensino ainda aponta que nas escolas catanduvenses as atividades, que duraram cerca de 50 minutos, tiveram seus horários de realização divididos entre o período da tarde e da manhã, tendo em vista a baixa umidade do ar.

ATIVIDADES

A importância de se praticar atividades físicas foram demonstradas através de jogos, brincadeiras, caminhadas, macroginástica, alongamentos e outras atividades.

INICIATIVA


O Agita Galera é uma ação do programa Agita São Paulo, da Secretaria de Estado da Saúde e da Educação, considerado referência pela OMS (Organização Mundial de Saúde), e tem como objetivo inserir o tema atividade física no meio escolar.

Estudo das secretarias de Estado da Saúde e da Educação aponta, pela primeira vez, que os alunos do ensino médio estão, em média, 20% mais ativos que estudantes do ensino fundamental.

A tendência sempre foi o inverso. Quanto mais velha a pessoa fica, menos pratica exercício físico. Essa mudança de comportamento acende um alerta. Indica que, a cada geração, o problema da falta de atividade física se agrava.

O levantamento foi feito com 2,5 mil escolares da 5º e 9ª anos do ensino fundamental (ciclo II) e do 3º ano do ensino médio, em uma amostra representativa para o estado de São Paulo. Os jovens responderam a um questionário onde apontavam quanto gastavam de tempo com cada atividade.

Quanto mais tempo a criança fica sentada, maior é o seu peso corporal e índice de massa corpórea e maior é o nível de colesterol ruim e triglicérides. Em contrapartida, menor é o nível de colesterol bom e menor é o nível de potência aeróbica (capacidade do organismo em transportar oxigênio).

http://www.oregional.com.br/portal/detalhe-noticia.asp?Not=261872

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.