INTRODUÇÃO: Projeto de Intervenção dos acadêmicos do Curso de Medicina da UFRN (Daniel Felipe Sampaio e Marcela Christina Fernandes)  realizada como atividade final do Internato/Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva no Município de Macaiba (Grande Natal) no RN, na Comunidade da Morada da Fé. Teve como objetivo geral conscientizar a população, em especial o público alvo dos hipertensos, da importância da boa adesão ao tratamento e mudança dos hábitos para que se possa atingir uma melhoria na qualidade de vida. Os objetivos específicos do projeto foram: orientar sobre hábitos alimentares saudáveis e adequados ao hipertenso; incentivar práticas de atividades físicas regulares; orientar sobre a importância do controle ponderal; diagnóstico precoce do diabetes; orientar sobre admisnistração correta de medicamentos e medidas preventivas para HAS.

METODOLOGIA:

Foi realizada uma Territorialização, Roda de conversa, Estudo de Demanda e Visitas Domiciliares prévias  onde a Hipertensão Arterial aparece como um dos principais problemas. Foi programado uma manhã interativa com a comunidade, "AGITA MORADA DA FÉ: Caminhada contra hipertensão". Foram realizados: Acolhimento humanescente na Unidade, Caminhada até Praça Odete Brito, na qual foram realizadas atividades corporais orientadas com apoio da educadora física do NASF do município. Ao final, o grupo retornou mobilizados por vivências lúdicas integrativas. Na chegada da Unidade foram recebidos com um Café da Manhã Saudável (Cardápio preparado pela nutricionista do NASF) e Exposições Dialogadas sobre conceito de hipertensão, fatores de risco, metas a seres atingidas com o tratamento, a importância da boa adesão ao tratamento medicamentoso e não medicamentoso, orientações sobre hábitos alimentares saudáveis e adequados, prática de exercícios, orientações sobre tomada de medicamentos, medidas de prevenção da hipertensão. Foram ofertados, ainda, medidas de pressão arterial, glicemia capilar, receita do Sal de Ervas e panfletos informativos.

CONCLUSÃO: A  intervenção foi apresentada aos tutores, preceptores e gestão do município. Os usuários demonstraram alto nível de satisfação, as atividades foram consideradas significativas para mudança de atitudes dos usuários e a qualificação da atenção na área adstrita da Unidade Básica de Saúde da Morada da Fé. Outra grande conquista foi o envolvimento mutlidiciplinar da equipe de saúde do município.

http://www.redehumanizasus.net/12377-agita-morada-da-fe-caminhada-humanescente-contra-hipertensao

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.