Pessoal,
   Temos algum núcleo de que estude o uso da bicicleta em algum curso ou univesidade de Alagoas?
Se não existir, quem topa juntar interessados? Segue notícia do Alagoas 24 horas. Laercio
........................................
Mais de 350 ciclistas de todas as idades participaram na manhã deste sábado, 05, do Sesc Pedaladas da Saúde. O passeio, que teve início na Praia de Pajuçara, seguiu por toda orla marítima de Maceió.

De acordo com o coordenador do evento, Edson Rocha, a intenção é incentivar a prática de atividades físicas aos alagoanos.

"A pedalada não é um simples evento, mas uma forma de levar o esporte a todos. Durante as inscrições tivemos a preocupação de dar dicas de saúde e fazer um alerta sobre a utilização da bicicleta como meio de transporte", afirmou.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Eduardo Canuto afirma que a pedalada fecha a semana dedicada ao profissional de educação física de Maceió com grande brio.

"O profissional de Educação Física é qualificado a execução da prática de esportes, que é primordial para termos uma vida saudável. Então, a iniciativa é de extrema importância, já que, as atividades físicas acontecem sem distinção de idade e tamanho, todos podem participar. A secretaria sempre apóia todas as empresas que fazem um trabalho de inclusão social a partir do esporte", disse.

Segundo Dirceu Ayres, ciclista federado de Alagoas, os altos índices de acidentes envolvendo ciclista está na falta de fiscalização dos órgãos competentes ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

"A lei é clara quando prevê que o motorista tem que ficar no mínimo 1,5 m de distância do ciclista quando não houver ciclovia, mas em Maceió isso não é cumprido. Se houvesse um monitoramento da polícia realizando um trabalho sério relacionado a esse problema os números iriam diminuir", ressaltou.

Houve premiações em medalhas para os ciclistas com maior e menor idade e entidades de apoio, como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Entre eles, o ciclista mais novo Pablo Tiago, de apenas dois anos.

http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=71937

Comentários

Por Gilvan Moreira
em 6 de Setembro de 2009 às 13:05.

Aliada à dieta e aos medicamentos, a atividade física aeróbica ajuda a controlar o diabetes e a evitar possíveis complicações. Durante o exercício, é maior o consumo de substâncias nutritivas, como a glicose, pelo o organismo, que irá necessitar uma quantidade menor de insulina. De quebra, a ação da insulina fica mais eficiente. O que significa uma diminuição da dose diária do medicamento. Andar de bicicleta pode ser uma ótima escolha. As vantagens são inúmeras. A atividade fortalece os músculos das pernas, nádegas, costas, peitos e abdômen. Como qualquer exercício aeróbico, aumenta a oxigenação, o que apressa a queima de gorduras e melhora o fluxo sanguíneo nos órgãos. Facilita, também, a absorção de nutrientes, beneficiando o sistema cardiorrespiratório. O exercício atua na prevenção da osteoporose e de problemas cardíacos. Também tem sido usado na recuperação de pessoas que sofreram fraturas de ossos e que ficaram acamadas durante um longo tempo. E ainda disciplina a respiração, ajudando na drenagem dos pulmões. A quantidade de exercício que vai ser praticado depende do preparo, da idade, de alguma doença associada ao diabetes e da capacidade física. Alguns ajustes na dieta e na dose diária de insulina podem ser necessários. Portanto, antes de mais nada, vá conversar com o seu médico. Em alguns casos, será necessária uma avaliação prévia dos sistemas cardiovascular, locomotor e circulatório.

um abraço

Gilvan Moreira


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.