Pessoal,

   Alguém já tem a programação da Educação Física no Congresso Acadêmico 2011? Laercio

Congresso Acadêmico 2011: seminários, exposições, minicursos e debates
Julianne Leão – estudante de Jornalismo

Estão abertas as inscrições para participar das oficinas e minicursos do Congresso Acadêmico. Para realizar a inscrição, os alunos devem acessar o sistema com os seus dados de login. Como as vagas são limitadas, aqueles que se inscreverem em atividades com mesmo horário terão a inscrição cancelada. No caso de preenchimento total das vagas, os interessados devem comparecer ao local, no horário da atividade, para consultar algum caso de desistência.

Ciência, arte, cultura e música

No dia 17 de outubro, a partir das 14h, terão início as Jornadas das Unidades Acadêmicas & I Mostra de Cursos da Ufal. Os estudantes estão convidados a debater, trocar ideias, pensar e repensar assuntos pouco discutidos.

O grupo de Capoeira abrirá o evento, que também terá mesas redondas, apresentações culturais, mesa de debates e exibição de documentários. As atividades programadas discutirão gênero e diversidade na escola; o corpo, a sexualidade e os direitos humanos, homossexualidade, aborto e classes sociais.

Jornada Fanut

No dia 17 de outubro, das 14h às 16h, no auditório do antigo Csau, haverá a solenidade de abertura da Jornada da Faculdade de Nutrição (Fanut) no VIII Congresso Acadêmico 2011, evento em que serão ministradas as palestras "Consumo alimentar da população brasileira", coordenada pelo professor Daniel Henrique Bandoni, da Universidade Federal de São Paulo – USP, e "Consumo alimentar da população: uma vivência em Alagoas", ministrada pela professora Sandra Mary Lima Vasconcelos – Faculdade de Nutrição (Fanut/Ufal).

Tenda de Educação Popular

De 17 a 22 de outubro, o Núcleo de Saúde Pública estará realizando a Tenda de Educação Popular Damião Alexandrino, homenageando o professor Antonio Piranema, em frente à tenda cultural. Este ano, será feita uma homenagem ao professor, que foi importante, sobretudo, na Extensão Universitária, pois coordenou diversos projetos e durante muitos anos foi o representante do Comitê Assessor de Extensão na Faculdade de Medicina (Famed).

Rodas de conversa e apresentações culturais marcarão os três primeiros dias do evento. Nos dias 20 e 21, haverá exposição de artesãos da associação comunitária do Tabuleiro Novo. Para encerrar o evento, estão programadas atividades de pintura, teatro e contação de estória, além de oficina com reciclados, para um público de 70 crianças, entre 6 e 13 anos, do Clima Bom. A abertura da Tenda ocorrerá a partir das 9h. Veja a programação completa em anexo.

Em Arapiraca...


No Campus Arapiraca também há programações definidas. No dia 17 de outubro, haverá a abertura do Congresso, com a mesa de abertura “A Universidade pública no contexto da interiorização: A experiência do Campus Arapiraca”, às 13h, no auditório.

Temas como cultura, cinema, esportes e bullying serão debatidos. Seminários, cine-debates, exposição de cartazes serão algumas das atividades do Campus. Também haverá apresentações de séries ginásticas, construção de maquetes e apresentação de pôsters pelos alunos. Confira a programação completa do evento.

Sobre o Congresso

O VIII Congresso Acadêmico ocorre de 17 a 22 de outubro de 2011, nos Campi A. C. Simões, Arapiraca e do Sertão com o tema "Excelência Acadêmica com Inclusão Social". Esta edição contará com oito grandes eventos centrais: o XXI Encontro de Iniciação Científica, a X Semana de Extensão Universitária, a VIII Semana de Cultura Africana, a VII Semana Alagoana de Empreendedorismo, I Mostra de Cursos da Ufal, Semana Nacional de Ciências e Tecnologia, 4ª edição do Festival Gastronômico de Penedo e as Jornadas das Unidades Acadêmicas.

Este ano a programação central da será realizada no Auditório Central da Reitoria, em horário exclusivo. Já a programação cultural será realizada na Tenda da Cultura Estudantil para que haja maior integração entre os congressistas.

Esse é o segundo ano que serão aceitas inscrições de trabalhos de professores e técnicos, que farão parte dos Anais do VIII Congresso Acadêmico da Ufal, porém os mesmos não concorrerão ao Certificado de Excelência Acadêmica.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.