Cevnautas de Alagoas,

       O trabalho do Victor Ferreira está repercutindo! Não encontrei a dissertação no Portal da UFAL para divulgar na cevteses. Alguém consegue? Laercio

Cafeína melhora desempenho de atletas no Taekwondo, diz pesquisa
    Matéria publicada em portal Alagoas 24 Horas

Em sua dissertação do Mestrado de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas, o discente apresentou os efeitos da cafeína na melhoria da modalidade, com o trabalho intitulado “Efeito da suplementação de cafeína sobre a relação de esforço/pausa, distribuição e eficiência dos ataques em lutas simuladas do Taekwondo”.

Orientado pelo professor Adriano Eduardo Lima, Victor partiu de pesquisas voltadas para o uso da cafeína em esportes intermitentes, que são aqueles compostos por momentos de alta intensidade (ataques) e intercalados por períodos de baixa intensidade (steps). O produto já era objeto de estudo do Grupo de Pesquisa em Ciência do Esporte (GPCE), do qual Victor faz parte, e em paralelo analisava o seu efeito no Ciclismo. “A escolha da cafeína foi interessante para aliar o estudo do esporte com o Mestrado em Nutrição. A cafeína pode ajudar tanto na produção de energia em exercícios intermitentes quanto na atenção do atleta”.

Para fazer a análise dos efeitos, o grupo simulou uma competição com duas lutas, 10 atletas voluntários praticantes de Taekwondo participaram do estudo, agrupado em duplas, lutaram com e sem a cafeína, sem que soubessem. Foram dadas doses de 5mg da substância em um dia e ficou constatado que quando ingerida, a substância estimulante provocava uma maior intensidade na primeira luta. O tempo de reação era até 12% menor em comparação aos dias em que os atletas não receberam a cafeína.

Conforme o pesquisador foram notadas melhorias no tempo médio e no número dos ataques e na razão entre os ataques e os steps. “Com a cafeína, houve uma mudança de estratégia dos atletas. Na primeira luta e principalmente no primeiro round, o atleta agia mais intensamente. Na segunda luta ele mantinha os níveis nos três rounds, enquanto sem a cafeína a intensidade era menor”, relata.

Os pesquisadores ainda notaram que apesar do aumento da intensidade nos ataques, a frequência cardíaca dos atletas era igual aos dias em que eles não eram submetidos a cafeína. “Também foi constatado que a percepção de esforço também era a mesma”, acrescenta Victor.

Os testes foram feitos nos tatames do curso de Educação Física e antes de serem submetidos, os atletas passaram por exames médicos e por eletrocardiograma, para que não houvesse riscos a sua saúde, pois hipertensos e pessoas com problemas cardíacos são desaconselhados a ingerir a cafeína nesses níveis. O produto, que já foi considerado doping, a partir de determinado nível, pela Agência Mundial de Anti-doping (Wada), hoje não apresenta restrições quanto ao seu uso pela organização. “No entanto, para fazer essa pesquisa, não utilizamos nem metade dos níveis de proibição anteriormente indicado pela Wada”, explica Victor. Em matéria publicada anteriormente pelo Portal da Ufal, o professor Adriano salientou que o excesso da cafeína pode até prejudicar no desempenho deles.

O Taekwondo é tema de pesquisa de Victor desde a graduação. Ele lembra que desde o início o professor Adriano estimulou o estudante a pesquisar a modalidade, já que ele a praticava. Para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o estudante fez análise de vídeo e constatou diversas peculiaridades do esporte, como as estratégias utilizadas pelas diferentes categorias. Essa experiência o auxiliou nas análises sobre a cafeína, para a dissertação, e atualmente a técnica está sendo reutilizada para ao estudo dos treinos adequados para o Taekwondo, em seu Doutorado em Educação Física, pela Universidade de São Paulo (USP).

FONTE:
http://www.educacaofisica.com.br/index.php/lutas/canais-artes-marciais/outras-lutas/24456-cafeina-melhora-desempenho-de-atletas-no-taekwondo-diz-pesquisa

A notícia no portal da UFAL:
Pesquisa atesta que Cafeína melhora desempenho de atletas no Taekwondo; Com 5 miligramas por quilo de peso corporal, atletas demonstraram maior intensidade nos combates
20 de Dezembro de 2012
http://www.ufal.edu.br/noticias/divulgacao-cientifica/pesquisa-atesta-que-cafeina-melhora-desempenho-de-atletas-no-taekwondo

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.