A Universidade Federal de Alagoas é uma das Instituições Federais participantes no Intercâmbio Acadêmico Nacional e Internacional de Universidades que acontece de 30 de agosto a 3 de setembro, em Salvador – Bahia. O evento inclui o Simpósio Internacional sobre Formação de Professores e Referências Curriculares Básicas para a Educação Física Escolar e o II Seminário do Polo de Referência de Formação e Pesquisa em Educação do Campo.
Imagens

No evento, a Ufal é representada por quatro professores e oito alunos do curso de Educação Física-Licenciatura do Campus Arapiraca. Além da professora Joelma Albuquerque, que coordena a equipe, estão participando os docentes Benedito Libório, Bruno Giudicelli e Vannina Assis, o discente do 5º período, Gilberto Vilela, e formandos Deysianne França, Irinaldo Deodato, Petra Schnneider, Martins, Keity Nogueira, Cristiane Kelly, Juliano Silva e Carlos Eduardo.

Além de firmar as relações nacionais e internacionais na produção do conhecimento científico e na formação acadêmica, o Intercâmbio Acadêmico fortalece projetos comprometidos com as transformações sociais, neste caso com a formação de professores e as referências curriculares básicas para o ensino da educação física nas escolas da cidade e do campo.

Os objetivos são estudar propostas de currículos para a formação de professores educação física e de educação do campo e também referências curriculares para a educação física escolar no ensino básico e para a escola do campo.

Além de analisar a formação de professores de educação do campo e da educação física e o trabalho pedagógico nas escolas da cidade e do campo. Esta parte é realizada juntamente com os estudantes, professores e pesquisadores das universidades dos estados de Alagoas, Bahia, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

A experiência alemã será apresentada pelos professores Reiner Hildebrandt Stramann e Heike Beckman. O professor Antônio Faustino, de Portugal, fica responsável pela experiência portuguesa e a espanhola fica com os professores Lucio Martinez e Nicolas Borres, da Espanha. A professora Joelma Albuquerque ainda ministra oficina sobre temas da cultura corporal de movimento.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.