Cevnautas, vamos calçar as nossas propostas com os dados levantados pela SEPLAN? Como estará a educação e os serviços de esportes e lazer? Laercio

Oito publicações e um folder compilam números relevantes para o planejamento da administração pública no Estado
Lívia Vasconcelos
No dia 16 de dezembro, a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) promove o lançamento do folder Alagoas em Números, e de mais oito publicações com dados socioeconômicos produzidos no ano de 2011. Nesses produtos, serão disponibilizadas informações sobre o Índice de Preço ao Consumidor (IPC), Produto Interno Bruto (PIB), a agropecuária nos municípios Alagoanos, entre outros. O evento acontece a partir das 8h30, no auditório da Seplande, unidade Jaraguá.

Com o intuito de apresentar toda a estrutura do Governo do Estado, na área de produção da informação do conhecimento, e falar sobre a importância das publicações, o superintendente de Produção da Informação do Conhecimento da Seplande, Thiago Ávila, irá conduzir a discussão sobre a disseminação de dados utilizados para o planejamento no Estado. A palestra é voltada principalmente para a comunidade acadêmica, o setor empresarial e instituições parceiras na elaboração dos produtos.

As oito publicações têm os seguintes temas: resenha estatística do estado de Alagoas, anuário estatístico, produto interno bruto, índice de preços ao consumidor, projeção da população dos municípios alagoanos, contas regionais do estado, conjuntura econômica do estado de Alagoas e agropecuária dos municípios alagoanos.

Segundo Thiago Ávila, os produtos que serão lançados permitem uma compreensão aprofundada da realidade social e econômica alagoana. “Elas são fontes confiáveis e inesgotáveis de pesquisas na elaboração de monografias e no auxílio para o planejamento público, além de atuar como facilitador na implantação de projetos empresariais”, explica Thiago.

Além das publicações, os principais produtos de informação da Seplande serão apresentados, como o Portal Geográfico do Estado de Alagoas, que está em processo de consolidação, a Enciclopédia digital Wikialagoas, e a biblioteca Luíz Sávio de Almeida. “O objetivo da Seplande, a partir de 2012, é que esses produtos da informação não sejam apenas ampliados, mas que também passem a ser construídos de forma integrada com os demais órgãos da administração pública estadual”, conclui Thiago.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.