Pessoal,

   A partir de 2.010 teremos os curos da UFAL (Maceó e Arapiraca, Fal (Maceió), UAB/UnB (Santana do Ipanema) e Cesmac (Maceió). Alguém tem algum estudo sobre a classificação do estado na relação população/cursos? Laercio

..............

Cesmac lança curso de Educação Física  11h59, 25 de setembro de 2009

O Centro Universitário Cesmac inicia no próximo mês o período de inscrições para o Vestibular 2010.1 com uma grande novidade: o lançamento do novo curso de Educação Física pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS). O núcleo de ensino atualmente integra os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia. Juntos esses cursos mantém um corpo discente formado por 3,5 mil alunos matriculados, além do corpo docente constituído 437 professores, dos quais 50% são titulados como mestres e doutores.

“Cada vez mais as pessoas estão preocupadas com a saúde e a qualidade de vida. Por isso a carreira do educador físico é tida como uma das mais promissoras no mercado de trabalho”, afirma Mauro Guilherme Martins, diretor da FCBS do Cesmac. Por outro lado, segundo o professor, a regulamentação profissional da categoria é recente e ainda são poucas as escolas existentes em Alagoas e no Nordeste. “No Estado, o curso de Educação Física é oferecido em apenas três escolas e na região há somente 19 delas”, contabiliza.

Para a criação do novo curso, a direção do Cesmac está trazendo para Alagoas o mineiro Fabiano de Souza Fonseca, graduado em Educação Física, com mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além dele, outros quatro profissionais foram recentemente contratados para incrementar o quadro de professores - todos eles com titulação de mestrado ou doutorado. “Mas, ainda estamos buscando outros profissionais no mercado”, diz Mauro Martins.

“Nosso curso terá alguns diferenciais. O nosso currículo prevê o estudo de disciplinas relacionadas a pratica de esportes de praia e também de esportes radicais”, conta Fabiano Fonseca, destacando que há poucas instituições de ensino superior no Brasil com enfoque semelhante. “Além disso, proporcionaremos aos nossos alunos um conhecimento aprofundado de disciplinas nas áreas de saúde e nas práticas esportivas voltadas para todas as faixas etárias”, frisa.

O tempo de conclusão do curso de Educação Física do Cesmac será de quatro anos e já neste Vestibular 2010.1 serão oferecidas 60 vagas. A instituição dispõe de laboratórios do ciclo básico de estudo em áreas como Anatomia e Fisiologia, mas em breve serão construídos novos laboratórios específicos da área, como o de Fisiologia do Esforço. “Também buscaremos parcerias com instituições como o SESI e prefeituras para aliar teoria e prática de ensino. Pretendemos desenvolver em Alagoas iniciativas semelhantes ao projeto Atletas do Futuro, implantado em vários estados a exemplo do Paraná, Mato Grosso e São Paulo, beneficiando inúmeras crianças, trazendo bem-estar e cidadania em todas as comunidades onde é realizado”, afirma Mauro Martins.

*Obedecendo à determinação do Ministério da Educação, o Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) mudou de denominação e passou a se chamar Centro Universitário Cesmac.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.