Pessoal, alguém sabe da Educação Física na Semnana Nacional de Ciência e Tecnologia? Learcio

11/10/2012 - 13h03m

Oficinas e exposições marcam a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012  

Evento acontece entre 16 e 20 de outubro com objetivo de mobilizar a população em torno de temas e atividades científicas, valorizando a criatividade e a inovação.

Oficinas e exposições marcam a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012

Programação inclui oficinas e exposições científicas

Texto: Ascom SEE

Foto: Valdir Rocha

Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza são os temas principais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012, realizada pelo Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite), entre os dias 16 e 20 de outubro. O evento, aberto ao público, tem o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades científicas, valorizando a criatividade e a inovação.

A semana, que em Alagoas fica a cargo do CeCiTe, é promovida pelo Ministério de Ciência e Tecnologia. Para este ano, o evento terá uma programação com oficinas e exposições com o intuito de chamar a atenção, principalmente dos estudantes de escolas das redes pública e privada, para as ações desenvolvidas no âmbito das ciências e tecnologia no país.

De acordo com o professor Adriano Aubert, coordenador do Observatório Astronômico, o evento pretende mostrar a importância da ciência e tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. “Essa é a maneira de possibilitar que as pessoas conheçam projetos pertinentes nas áreas e discutam resultados, relevância e impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações”, colocou.

O tema deste ano, 'Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza', foi escolhido em função de serem assuntos principais discutidos na Conferência Rio +20, evento de enorme relevância e promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que foi realizado no Brasil em 2012, com a participação de quase todos os países do mundo.

Na semana serão promovidas e estimuladas atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com a sustentabilidade. Além disto, serão debatidas também as estratégias e mudanças necessárias para enfrentar os desafios da sustentabilidade, nas dimensões ambiental, econômica e social.

Adriano Aubert acrescenta que a discussão do tema é fundamental, já que abrange a maneira de como pode-se associar ciência e tecnologia na contribuição para a economia sustentável. “E também como essa contribuição pode chegar na questão da erradicação da pobreza, distribuição de renda e diminuição das desigualdades sociais no país”, finalizou.

Programação do evento-A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será realizada no prédio do CeCiTe, localizado nas dependências do Cepa, em Maceió. As atividades serão iniciadas às 9h e seguem até as 22h, divididas em três turnos. A programação conta com oficinas de Ciências, Astronomia,Biologia, Matemática e Física, além de exposições de paisagens cósmicas e observações telescópicas, tudo sob a orientação do professor Adriano Aubert.

O coordenador orienta que, apesar de aberto ao público, as escolas que tenham interesse em trazer os estudantes para participar as oficinas precisam realizar o agendamento com antecedência, já que as vagas são limitadas, com 40 alunos por oficina. O agendamento deve ser feito através do telefone 3315-3837.

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.