APRESENTAÇÃO Os conteúdos de aprendizagem não se reduzem unicamente às contribuições das disciplinas ou matérias tradicionais. Portanto, também serão conteúdos de aprendizagem todos aqueles que possibilitem o desenvolvimento das capacidades motoras, afetivas, de relação interpessoal e de inserção social.” Antoni Zabala
O estágio 4 no Curso de Licenciatura em Educação Física visa a participação no processo de planejamento, avaliação e operacionalização do ensino da educação física em turmas do Ensino Médio – 1º ao 3º ano e no Ensino de Jovens e Adultos1. Com 100 horas de duração este estágio permite aos acadêmicos conhecer a realidade de nossas escolas públicas que atendem a esses níveis de ensino, na rede estadual de educação do estado de Alagoas, prioritariamente em Maceió. A situação da Educação Física nas escolas brasileiras já é de conhecimento de todos, já faz tempo que não vivemos uma relação muito amorosa dentro dos currículos escolares, por isso mesmo ainda vivemos sobre os auspícios da obrigatoriedade legal. No entanto, essa permanência dos nossos estagiários no ambiente escolar alagoano tem nos trazido também boas notícias. Existem muitas experiências exitosas escondidas atrás dos muros escolares, assim como continuamos a encontrar realidades deprimentes vividas por nossos colegas nestes espaços. É esse ir e vir, um trabalho de verdadeiras formigas, que temos realizado no estágio supervisionado de nosso curso, é esse “leva e traz” que queremos estender aos demais professores do nosso curso. Ampliar essa construção coletiva para um grupo cada vez maior e mais confiante de onde se quer chegar. Bem vindo a nosso grupo de trabalho! “Por favor, pode me dizer que caminho devo tomar para sair daqui? Isso depende muito de onde você quer ir – respondeu o gato. Isso pouco importa – disse Alice. Então não importa que caminho você tome.” (trecho de “Alice no País das Maravilhas”)
1 No Projeto Político Pedagógico inicial utilizado para o cadastro do novo curso no MEC consta apenas como campo de atuação o Ensino médio. Essa inovação com o atendimento ao EJA foi sendo construída a medida em que fomos avaliando continuamente os conhecimentos construídos e vivências ofertadas ao longo do novo currículo.
PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO DO ESTÁGIO 4- 2010.2
DATA-24.8.10-OS TEMAS TRANSVERSAIS E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: SISTEMATIZAÇÕES NECESSÁRIAS
JANAÍNA TERRA
AGOSTINHO GONÇALVES
FLÁVIO RUI
14.9.10-DIAGNÓSTICO DA OFERTA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E EJA PELA SEE/AL
LAUDICEA IVO
(SEE-AL)
EDUARDO MONTENEGRO-A GINÁSTICA ENQUANTO CULTURA CORPORAL NO ENSINO MÉDIO
WALDINEIDE
28.9.10- A DANÇA E OS JOGOS E BRINCADEIRAS COMO CONHECIMENTOS DA CULTURA CORPORAL NO ENSINO MÉDIO
JOÃO CARLOS
ELYSSANDRA
MARILY
OS ESPORTES COLETIVOS COMO CONHECIMENTO DA CULTURA CORPORAL NO ENSINO MÉDIO
POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO MAIS PLURAL NO EM E EJA
MARCOS CHALITA
LEONÉA VITÓRIA
ALEXANDRE
OS ESPORTES INDIVIDUAIS COMO CONHECIMENTO DA CULTURA CORPORAL NO ENSINO MÉDIO
POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO COM A CULTURA CORPORAL NO EJA
19.10.10
GRUPOS 1, 2, 3
PATRICIA
Sistematização da Educação Física no Ensino Médio
26.10.10
GRUPOS 4, 5, 6
PATRICIA
Sistematização da Educação Física no Ensino Médio
Comentários
Por
Roberto Affonso Pimentel
em 22 de Agosto de 2010 às 07:27.
Senhores gestores da Educação,
Venho realizando um trabalho silencioso a respeito da Formação dos indivíduos através da Educação escolar. Embora as considerações primeiras estejam muito ligadas ao ensino do voleibol, o professor mais atento perceberá que poderá utilizar todo o conhecimento ali exposto para qualquer atividade. Até mesmo por que um dos meus mestres - George Pólya - era um matemático húngaro. Para ter independência no "pensar e agir" é necessário que o docente esteja razoavelmente capacitado pedagogicamente e, isto é oferecido no www.procrie.com.br, bastando buscar em qualquer texto na Categoria Metodologia e Pedagogia. Além de citações acadêmicas (poucas) o professor se depara com exemplos simples e práticos para desenvolver com eficiência sua atividade e, "crescer pelo seu próprio esforço". Se tiver qualquer dúvida, basta consultar o autor e receberá sugestões que ele mesmo decidirá o que fazer. Não há "receitas técnicas" nem de "bolo".
Aos gestores públicos de todo o País, há muito que proponho um desenvolvimento cultural dos seus professores numa luta inglória. Dessa forma, decidi-me pela Internet. Quem quiser poderá ver e constatar o que já fiz e o que proponho ainda se fazer. Se realizarem ou acharem coisa melhor, gostaria de conhecer para atualizar-me e ajudá-los neste mister. Se não, vejam os mais recentes artigos com as propostas de Cursos de Formação.
Roberto Pimentel. (www.procrie.com.br)
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