Cevnautas de Alagoas, alguém daqui da comunidade participou e tem mais informação para acrescentar? Laercio

21h00, 29 de Abril de 2013
Sesau e municípios discutem qualidade de vida da população

Representantes de vários municípios da II Macrorregião de Saúde do Estado estiveram reunidos, na manhã desta segunda-feira (29), no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), onde traçaram estratégias voltadas à melhoria da qualidade de vida da população, através da prática da atividade física. O III Encontro de Núcleos Municipais de Promoção da Saúde foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O encontro contou com as presenças de secretários municipais, educadores físicos, nutricionistas, representantes dos Núcleos de Promoção da Saúde (NUPS) e demais profissionais da área, que participaram de debates e palestras. Uma das palestras foi ministrada pelo professor do curso de Nutrição da Ufal, Haroldo Ferreira, que abordou o perfil nutricional e de saúde materno infantil de Alagoas.

A outra palestra foi ministrada pelo professor de Educação Física da Ufal, Bráulio César de Alcântara Mendonça, que abordou o tema “Construção de indicadores para o monitoramento do programa das academias de saúde, plano de ação e plano diretor”. Ele destacou que as ações voltadas ao desenvolvimento da Promoção da Saúde precisam de maior engajamento e compreensão por parte dos gestores, principalmente na adesão a projetos como o das academias ao ar livre.

Ainda de acordo com o educador físico, as academias ao ar livre são uma excelente opção para que a população passe a cuidar mais da saúde e planeje melhor as práticas saudáveis. “As academias ao ar livre são gratuitas, não precisam de marcação de horário e promovem uma sensação de mais liberdade aos frequentadores. Com o apoio e acompanhamento de educadores físicos, esses locais podem ser frequentados por qualquer pessoa”, disse.

Bráulio César destacou ainda que, muitas pessoas, a exemplo de idosos e hipertensos, diminuem o consumo de medicamentos poucas semanas após iniciarem as atividades nas academias ao ar livre. O mesmo pensamento foi defendido por Sidney José Arruda Pimentel e Mônica Dâmazo, que coordenam o eixo Atividade Física e Alimentação Saudável, do Setor de Promoção da Saúde do Estado. “Um dos objetivos desse encontro é aglutinar vários municípios e capacitar todas as pessoas envolvidas no processo”, frisaram os coordenadores.

Fátima Ramalho, coordenadora da Promoção da Saúde da Prefeitura de Arapiraca, citou a importância do encontro promovido pela Sesau. “Nós, que trabalhamos na Promoção da Saúde nos municípios, temos que agir de forma articulada, a fim de que possamos trocar experiências”, sentenciou.

Fonte: Ascom/Sesau

http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=147000

 

Comentários

Por Luiz Roberto Nuñes Padilla
em 30 de Abril de 2013 às 12:01.

 Qualidade de vida?  Lembremos que os métodos de cura harmônicos estão presentes em todas as artes marciais. Os grandes mestres são habilidosos curadores!   Li Ching Yuen comprova-o com longevidade; dizem que viveu quase 200 anos com saúde e vigor praticando artes marciais.  Praticar artes marciais, meditação, e outras artes orientais,  desenvolve o raciocínio espacial e a capacidade de percepção, e ensina o indivíduo a controlar o medo e as emoções, tornando-o menos propenso ao às manipulações.   Isso está meio esquecido porque, nos anos setenta, as Artes Marciais foram alvo de infâmia dos lobistas. Por ser uma das melhores formas de de vacinar contra acultura da superficialidade e da corrupção. A fragmentação fragilizou a categoria. Leia mais sobre isto em  http://sindiplam.blogspot.com.br/2013/03/lutas-e-artes-marciais-tripartem-o-foco.html  Em 2012, nasceu o Sindicato dos Profissionais em Lutas Artes Marciais e Instrutores de Defesa Pessoal para aglutinar e fortalecer o setor, difundir o caráter pedagógico das práticas marciais e a metafilosofia de autoaperfeiçoar-se com plenitude de vida, e se organiza um grande evento sobre qualidade de vida: Acompanhe e participe, com idéias e sugestões: http://www.facebook.com/events/406915759378499  

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.