Cevnautas,

   Alguem sabe se a turma de Educação Física da UFAL tem alguma comemoração programada? Laércio

Ufal: grande senhora cinquentenária
ANA DAYSE REZENDE DOREA *

Estas linhas talvez sejam quase incapazes de sintetizar o significado desta data, de resumir a importância destas efemérides, de condensar o brilho de vida cinquentenária desta grande senhora.

Em 25 de janeiro de 2011 nossa Universidade Federal de Alagoas completa 50 anos de luta aguerrida em prol do desenvolvimento de nosso estado.

De parabéns estão os 38.704 alunos que se formaram na Ufal ao longo destes 50 anos e os quase 21 mil alunos atualmente matriculados em nossos 86 cursos de graduação ofertados em Maceió, em Arapiraca, Viçosa, Palmeira dos Índios e Penedo, em Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema, além dos situados nos vários pólos de educação à distância por nós coordenados.

Congratulações recebem os mais de 1 mil alunos de nossos 7 cursos de doutorado e 25 cursos de mestrado, além dos estudantes de nossas diversas especializações.

Cumprimentos recebem nossos mais de 1.300 professores e mais de 1.500 técnicos administrativos, empreendedores estes que são de nosso sucesso cotidiano.

Felizes somos todos nós que podemos contar com uma instituição comprometida com os valores e com as demandas de nossa gente, que mira o futuro sem desprezar o passado e que atua com foco no hoje almejando o bem estar social, a coletivização de riquezas, a minimização das mazelas, o desenvolvimento científico e tecnológico, a diversidade cultural e, sobretudo, a aura de um de nossos maiores tesouros: o ímpeto irrefreável que nos faz, diuturnamente, acreditar que merecemos e que podemos enquanto povo conquistar sempre o melhor, o fraterno e o grandioso.

Neste momento de comemoração, faço de minha voz a voz das gerações que nos antecederam nesta caminhada histórica, no esforço de expressar o quão somos gratos a nossa Universidade.

Da junção em 1961 das Faculdades de Direito, Medicina, Filosofia, Economia, Engenharia e Odontologia, materializada pelo presidente Juscelino Kubitschek, resultado do empenho de nossos mestres fundadores, visualizamos hoje uma Universidade Viva, expandida e interiorizada, que enfrenta os sobressaltos com altivez e trabalho, e que colhe o fruto de sabor único e de preço imensurável que é formar milhares de profissionais, de homens e mulheres de arte o ofício, de consciência e reflexão.

Face à magnitude deste ano de cinquentenário, vejo-me como uma entre milhares de rebentos desta árvore vistosa de conhecimentos que é a Ufal. Como ex-aluna, professora e reitora, honra-me brindar, com amor de filha, seu aniversário.
(*) É médica, professora e reitora da Ufal.

--
Profº José de Lima Filho
Secretário Regional da SBPC AL
(82) 3315-1580
(82) 9972-2880

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.