A educação física por si só com sua enorme gama de movimentos aplicado ao esporte paraolímpico retiram o aluno da inatividade física para o esporte, que para ele já será um enorme ganho, pois mesmo o esporte adaptado irá exigir do aluno força, flexibilidade, coordenação e outras valências físicas eu este não possuía ou tinha de forma reduzida com apenas um trabalho de reabilitação .

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 9 de Maio de 2016 às 10:04.

Mariana e demais colegas mineiras (ou não),

Atenção com a mídia, que tende a espetacularizar eventos e notícias. Nesse sentido, não deve servir de modelo para práticas corriqueiras, especialmente para aqueles que mais precisam de atenção, Inclusive, para a conduta ao se instruir e desbravar novos conhecimentos. A atitude pesquisadora requer desenvolver o poder de crítica, levantar a dúvida sobre o que está estatuído e ainda, descobrir o valor das perguntas, os questionamentos.       

Veja o texto que separei para sua apreciação e de colegas...

Psicologia Positiva... colocar no dia-a-dia da praxia

Por Tal Ben-Shahar... http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Carreira/noticia/2014/11/perguntas-sao-mais-importantes-do-que-respostas.html

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Empreendedorismo, Liderança, Design Thinking, Crítica, Avaliação

As perguntas são mais importantes do que as respostas

Valor das perguntas... Criam realidades ao definir as respostas

¾  Importante são as perguntas a fazer e não as respostas, porque mostra o foco no que funciona e não no que fracassa. Para ser mais efetivo na resolução de problemas, é preciso concentrar-se no que dá certo.

Troque a pergunta... Pedindo auxílio à heurística

¾    As pessoas enxergam apenas um pedacinho da realidade que está à sua frente. Isso não é um problema, mas apenas uma parte do que estamos vendo.

¾    Aumente o seu nível de felicidade simplesmente trocando a pergunta "o que está errado?" para “o que faz as pessoas darem certo, mesmo em ambientes com adversidades?"

Experiências...

1) Funcionários foram instados a listar por um tempo um progresso feito durante o dia de trabalho. Ao final da jornada, passaram a relatar uma satisfação maior com o trabalho e apresentar até mesmo um nível maior de resultados.

2) Pediu-se que as pessoas listassem todos os dias, antes de dormir, cinco coisas pelas quais eram gratas. Houve nesse grupo um aumento da felicidade e até melhoria na saúde.

Conclusão...

¾ Recomenda-se que os empreendedores sejam acima de tudo questionadores

Termino este artigo assim, com mais perguntas do que respostas. Por quê? Leia o título do artigo...

-----------------------------

Uma ideia para pensar.... Como integrar um indivíduo com necessidades especiais ao seu grupo? 

Jogos ajudam escola a ensinar matemática

Geometria, raiz quadrada, frações. Só de serem citados, os termos matemáticos podem provocar temor em muitos alunos. Uma das disciplinas com maior resistência entre os estudantes, a matemática está ganhando novos aliados em escolas particulares de São Paulo. As instituições estão usando tecnologia, jogos eletrônicos e de tabuleiros e música para tornar a disciplina mais atraente e menos assustadora.

Quanto ao mais, exercite a imaginação que novas ideias surgirão, especialmente dos próprios atendidos e seus amigos.

Por Petterson Ananias S
em 27 de Maio de 2016 às 14:55.

A Educação Fìsica Adaptada é de extrema importância na nossa sociedade, é uma medida para acabar com o preconceito e exclusão social. Esse trabalho é muito importante, pois, alèm de trabalhar com a questão fisica como: flexibilidade, força , coordenação motora dos deficientes, eles também trabalham na questão psicologica, com a socialização e inclusão social dessas pessoas.

 

Por Higor Marcos Ribeiro
em 29 de Maio de 2016 às 10:35.

A atividade fisica adaptada designa um programa individualizado de aptidão fisica e motora, habilidades e padrões motores fundamentais e habilidades de esportes aquaticos e danças, alem de de jogos e esporte individuais e coletivos, um programa elaborado para suprir as necessidades especias do individuos.
 

Por Luana Coutinho Fernandes
em 1 de Junho de 2016 às 20:45.

Ao entrar no curso de Educação Física nos deparamos com os variados campos e com as diversas possibilidades que o curso nos dá durante toda graduação, para que dessa forma possamos nos identificar, ou não, com algum desses ramos e a Educação Física Adaptada tem um papel muito importante entre eles.

A atividade realizada com pessoas deficientes é enriquecedora para a formação do profissional. Como já citado a cima é um programa elaborado para suprir as necessidades especiais dos indivíduos, podendo ser realizada de forma individual ou coletiva. Essas atividades são importantes tanto para o deficiente em si, pois melhora sua socialização, suas habilidades motoras e psciológicas, como também para sua família e amigos, que muitas vezes não sabem exatamente como lidar com algumas situações e que através dos profissionais aprendem muitas coisas para melhorar o cuidado e a convivência com a pessoa. 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.